Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS DE GÊNERO POR MEIO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTOJUVENIL, CRIANÇA, GÊNERO Comunicação Oral (CO) GT7 – EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo propor um diálogo sobre os estereótipos de gênero por meio da análise da obra É proibido miar, de Pedro Bandeira (2009). Buscando desconstruir os preconceitos existentes em relação ao gênero ou a autoidentificação de gênero do personagem Bingo que rompe com as concepções estabelecidas socialmente. Neste sentido, a literatura possibilita aos jovens e crianças perceber outras realidades em relação às questões de gênero, contribuindo para que os mesmos se tornem críticos sobre o assunto abordado e procurem amenizar os preconceitos existentes em suas residências, nas ruas e no próprio ambiente escolar. Como aparato teórico para a realização das análises, utilizou-se Carvalho (2009), Jesus (2012), Coelho (2010), dentre outros. Portanto, por meio da análise foi possível observar que as discussões relacionadas sobre as questões que diz respeito às temáticas de gênero são de suma importância para se trabalhar em sala de aula.

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