Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: ENSINO MATEMÁTICO, CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS, EDUCAÇÃO INFANTIL Pôster (PO) GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25474
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 79
    "inscrito_id" => 2366
    "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Abordamos neste artigo alguns aspectos do conhecimento com o objetivo de fazer uma reflexão sobre o Ensino de Matemática na Educação Infantil no processo de ensino/aprendizagem, expomos a importância da matemática na educação infantil enfatizando as concepções, enfoques e desafios para essa área disciplinar. Mostrando o quanto é significativo o contato e a presença da matemática nessa etapa da vida da criança, podendo resultar em um desenvolvimento expressivo que virá a contribuir para as próximas etapas do seu desenvolvimento. Assim, a educação matemática oferece nessa etapa descobertas e experiências que tem um valor bastante influenciável nas atividades em geral e do seu cotidiano, aguçando a criatividade, o raciocínio, os conhecimentos e a própria linguagem. Destacamos também a essência das práticas docentes no ensino de matemática, apontando aspectos essenciais para os resultados na aprendizagem. Para isto assentamos nossas reflexões num referencial teórico como Piaget e Vygotsky. Entendemos que a exploração matemática é um caminho positivo para beneficiar o desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança. Esse artigo é baseado nas observações e diálogos realizados na educação infantil, e na pesquisa documental e bibliográfica. Após as atividades que foram aplicadas na turma, percebemos que é possível fazer o uso inteligente do ensino de matemática com atividades prazerosas em sala de aula e que pode ser incorporado pouco a pouco como um recurso didático eficiente no ensino da Matemática Assim, é importante que os alunos da educação infantil sejam expostos a um contexto de aula no qual ouvir, ler, falar e escrever em matemática sejam não apenas estimulados, mas parte indissociável do ambiente educativo para que os alunos percebam a matemática e sua linguagem como modo de integrar-se ao meio e de ter acesso as informações que elas proporcionam."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "palavra_chave" => "ENSINO MATEMÁTICO, CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA17_ID2366_28082016231522.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ RIBEIRO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ"
    "autor_email" => "ajose_ribeiro@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25474
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 79
    "inscrito_id" => 2366
    "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Abordamos neste artigo alguns aspectos do conhecimento com o objetivo de fazer uma reflexão sobre o Ensino de Matemática na Educação Infantil no processo de ensino/aprendizagem, expomos a importância da matemática na educação infantil enfatizando as concepções, enfoques e desafios para essa área disciplinar. Mostrando o quanto é significativo o contato e a presença da matemática nessa etapa da vida da criança, podendo resultar em um desenvolvimento expressivo que virá a contribuir para as próximas etapas do seu desenvolvimento. Assim, a educação matemática oferece nessa etapa descobertas e experiências que tem um valor bastante influenciável nas atividades em geral e do seu cotidiano, aguçando a criatividade, o raciocínio, os conhecimentos e a própria linguagem. Destacamos também a essência das práticas docentes no ensino de matemática, apontando aspectos essenciais para os resultados na aprendizagem. Para isto assentamos nossas reflexões num referencial teórico como Piaget e Vygotsky. Entendemos que a exploração matemática é um caminho positivo para beneficiar o desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança. Esse artigo é baseado nas observações e diálogos realizados na educação infantil, e na pesquisa documental e bibliográfica. Após as atividades que foram aplicadas na turma, percebemos que é possível fazer o uso inteligente do ensino de matemática com atividades prazerosas em sala de aula e que pode ser incorporado pouco a pouco como um recurso didático eficiente no ensino da Matemática Assim, é importante que os alunos da educação infantil sejam expostos a um contexto de aula no qual ouvir, ler, falar e escrever em matemática sejam não apenas estimulados, mas parte indissociável do ambiente educativo para que os alunos percebam a matemática e sua linguagem como modo de integrar-se ao meio e de ter acesso as informações que elas proporcionam."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "palavra_chave" => "ENSINO MATEMÁTICO, CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA17_ID2366_28082016231522.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ RIBEIRO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ"
    "autor_email" => "ajose_ribeiro@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Abordamos neste artigo alguns aspectos do conhecimento com o objetivo de fazer uma reflexão sobre o Ensino de Matemática na Educação Infantil no processo de ensino/aprendizagem, expomos a importância da matemática na educação infantil enfatizando as concepções, enfoques e desafios para essa área disciplinar. Mostrando o quanto é significativo o contato e a presença da matemática nessa etapa da vida da criança, podendo resultar em um desenvolvimento expressivo que virá a contribuir para as próximas etapas do seu desenvolvimento. Assim, a educação matemática oferece nessa etapa descobertas e experiências que tem um valor bastante influenciável nas atividades em geral e do seu cotidiano, aguçando a criatividade, o raciocínio, os conhecimentos e a própria linguagem. Destacamos também a essência das práticas docentes no ensino de matemática, apontando aspectos essenciais para os resultados na aprendizagem. Para isto assentamos nossas reflexões num referencial teórico como Piaget e Vygotsky. Entendemos que a exploração matemática é um caminho positivo para beneficiar o desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança. Esse artigo é baseado nas observações e diálogos realizados na educação infantil, e na pesquisa documental e bibliográfica. Após as atividades que foram aplicadas na turma, percebemos que é possível fazer o uso inteligente do ensino de matemática com atividades prazerosas em sala de aula e que pode ser incorporado pouco a pouco como um recurso didático eficiente no ensino da Matemática Assim, é importante que os alunos da educação infantil sejam expostos a um contexto de aula no qual ouvir, ler, falar e escrever em matemática sejam não apenas estimulados, mas parte indissociável do ambiente educativo para que os alunos percebam a matemática e sua linguagem como modo de integrar-se ao meio e de ter acesso as informações que elas proporcionam.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.