Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 252
PRÁTICA LÚDICA E A APLICAÇÃO DO TANGRAM COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO1

Palavra-chaves: LUDICIDADE, TRANGRAM, ALFABETIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 46 – LUDICIDADE, CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO O presente texto apresenta relato da experiência no Estágio Supervisionado promovido na alfabetização, que faz parte da formação no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí-UFPI, vivenciado nos anos iniciais da escola de Ensino Fundamental. Sabemos que a ludicidade é para a criança um fator motivador dentro do processo de alfabetização, portanto assumimos o desafio de desenvolver uma prática a partir desse dispositivo. Assim, procuramos inserir diversos jogos e estimular o processo de alfabetização e letramento. Nesse trabalho descrevo, em especial, a prática vivenciada em uma aula, na qual foi muito marcante o trabalho com o tangram, pois esse material favorece o desenvolvimento cognitivo da criança e a criatividade, pois com esse material podem criar imagens ou figuras de animais e ao mesmo tempo ensinar a matemática. Os resultados foram positivos e estimuladores da percepção Matemática e as crianças conseguiram realizar todas as atividades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.