UMA REFLEXÃO ACERCA DA AULA DE ARTES NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.E.I.F SÃO FRANCISCO
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25804 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 353 "inscrito_id" => 3400 "titulo" => "UMA REFLEXÃO ACERCA DA AULA DE ARTES NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.E.I.F SÃO FRANCISCO" "resumo" => "Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo realizada através de uma proposta feita pela professora da disciplina de História e Fundamentos do Ensino da Arte no V semestre, 2015.2, do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA. O objetivo desse trabalho foi buscar compreender a relação existente entre as teorias estudadas e as práticas pedagógicas dos professores de artes nas instituições de Ensino Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Crato-Ce. Para tanto foram realizadas leituras em autores, tais como: Ana Mae Barbosa (2011), Fusari e Ferraz (1993) Ernst Fischer (1979), entre outros. A teoria referenciada foi fundamental para analisar e buscar compreender a realidade coletada em entrevistas feitas a uma professora e dois alunos. Tendo em vista a importância para a vida educacional e social dos alunos, pois ela contribui para a transformação humana e crescimento emocional e intelectual dos mesmos. Portanto, buscaremos por meio desta pesquisa contribuir para a compreensão desse processo de ensino/aprendizagem no que diz respeito à arte no ambiente escolar. No entanto ainda se percebe um déficit na formação e valorização dessa área de estudo, e é por este motivo que nos direcionamos a realidade das escolas para analisar o contexto vivenciado por esses profissionais. Além de buscarmos entender o que pensam os alunos sobre a temática posta em questão. Com isso, justifica-se a realização desse trabalho por perceber a relevância que o tema abordado representa para o crescimento dos alunos tanto no que diz respeito ao âmbito educacional quanto pessoal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 25 – ARTE/EDUCAÇÃO (ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO)" "palavra_chave" => "ENSINO, ARTE, PRÁTICAS, PEDAGOGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA25_ID3400_09092016090646.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA RICARTO DA COSTA " "autor_nome_curto" => "LUANA RICARTO " "autor_email" => "luanacosta594@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25804 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 353 "inscrito_id" => 3400 "titulo" => "UMA REFLEXÃO ACERCA DA AULA DE ARTES NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.E.I.F SÃO FRANCISCO" "resumo" => "Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo realizada através de uma proposta feita pela professora da disciplina de História e Fundamentos do Ensino da Arte no V semestre, 2015.2, do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA. O objetivo desse trabalho foi buscar compreender a relação existente entre as teorias estudadas e as práticas pedagógicas dos professores de artes nas instituições de Ensino Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Crato-Ce. Para tanto foram realizadas leituras em autores, tais como: Ana Mae Barbosa (2011), Fusari e Ferraz (1993) Ernst Fischer (1979), entre outros. A teoria referenciada foi fundamental para analisar e buscar compreender a realidade coletada em entrevistas feitas a uma professora e dois alunos. Tendo em vista a importância para a vida educacional e social dos alunos, pois ela contribui para a transformação humana e crescimento emocional e intelectual dos mesmos. Portanto, buscaremos por meio desta pesquisa contribuir para a compreensão desse processo de ensino/aprendizagem no que diz respeito à arte no ambiente escolar. No entanto ainda se percebe um déficit na formação e valorização dessa área de estudo, e é por este motivo que nos direcionamos a realidade das escolas para analisar o contexto vivenciado por esses profissionais. Além de buscarmos entender o que pensam os alunos sobre a temática posta em questão. Com isso, justifica-se a realização desse trabalho por perceber a relevância que o tema abordado representa para o crescimento dos alunos tanto no que diz respeito ao âmbito educacional quanto pessoal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 25 – ARTE/EDUCAÇÃO (ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO)" "palavra_chave" => "ENSINO, ARTE, PRÁTICAS, PEDAGOGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA25_ID3400_09092016090646.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA RICARTO DA COSTA " "autor_nome_curto" => "LUANA RICARTO " "autor_email" => "luanacosta594@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }