Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo realizada através de uma proposta feita pela professora da disciplina de História e Fundamentos do Ensino da Arte no V semestre, 2015.2, do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA. O objetivo desse trabalho foi buscar compreender a relação existente entre as teorias estudadas e as práticas pedagógicas dos professores de artes nas instituições de Ensino Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Crato-Ce. Para tanto foram realizadas leituras em autores, tais como: Ana Mae Barbosa (2011), Fusari e Ferraz (1993) Ernst Fischer (1979), entre outros. A teoria referenciada foi fundamental para analisar e buscar compreender a realidade coletada em entrevistas feitas a uma professora e dois alunos. Tendo em vista a importância para a vida educacional e social dos alunos, pois ela contribui para a transformação humana e crescimento emocional e intelectual dos mesmos. Portanto, buscaremos por meio desta pesquisa contribuir para a compreensão desse processo de ensino/aprendizagem no que diz respeito à arte no ambiente escolar. No entanto ainda se percebe um déficit na formação e valorização dessa área de estudo, e é por este motivo que nos direcionamos a realidade das escolas para analisar o contexto vivenciado por esses profissionais. Além de buscarmos entender o que pensam os alunos sobre a temática posta em questão. Com isso, justifica-se a realização desse trabalho por perceber a relevância que o tema abordado representa para o crescimento dos alunos tanto no que diz respeito ao âmbito educacional quanto pessoal.