Na contemporaneidade, um significativo fenômeno, pertinente à educação, gerador de desequilíbrio é a evasão escolar. O termo evasão vem do latim “evasione”, significando desviar, evitar, ou seja, é a ação de abandono de alguma coisa. No campo educacional, o termo evasão escolar diz respeito ao abandono do aluno que se matricula na instituição escolar. São várias as razões que fazem um indivíduo abandonar a escola. Este estudo teve como objetivo principal a identificação das causas e consequências da evasão escolar no ensino médio nas redes públicas de Imperatriz-MA. Depois de uma exposição teórica sobre o tema, a pesquisa caracteriza o procedimento metodológico que consistiu em uma investigação documental junto à unidade regional de educação localizada neste município. Também se utilizou de questionários abertos e fechados direcionados aos sujeitos da pesquisa. A pesquisa proporcionou importantes dados sobre o presente objeto, demonstrando que no ensino médio o nível de evasão escolar segue relevante. Também apontam que a mobilização governamental e da sociedade civil são únicas forças capazes de reverter esta realidade.