Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

OS DESAFIOS DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA SOB A ÓTICA DO CORPO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, TEORIA E PRÁTICA, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

A apresentação do conteúdo teórico e sua prática experimental correspondente permite ao aluno associar, com mais clareza, os conceitos químicos ao seu cotidiano. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e os novos paradigmas educacionais recorrente na literatura apontam a experimentação como um caminho educacional eficaz, contudo, diversos fatores vêm confrontando a implementação de ações teórico-práticas. Com o objetivo de identificar esse panorama, bem como a importância dada à experimentação na disciplina de química por parte de todo o corpo escolar, realizou-se observação sistemática em três escolas estaduais de São Luís – Maranhão com aplicação de questionários abertos e fechados à discentes, docentes e gestores. Verificou-se que as escolas pesquisadas possuem laboratórios, contudo, alguns problemas de ordem operacional e/ou administrativa inviabilizam o uso adequado destes espaços. Evidenciou-se um descompasso nos discursos que em nada concorre para o enfrentamento da questão.

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