Resumo: A presente pesquisa buscou compreender a atuação do coordenador pedagógico como agente promotor e articulador junto ao processo de ensino-aprendizagem no Instituto Federal de Roraima- Campus Novo Paraíso. O profissional que antes tinha por atribuição fiscalizar e controlar burocraticamente, agora deve desempenhar o papel de articulador, formador e transformador da prática educacional das instituições educacionais em que atua. Neste sentido, um de seus grandes desafios é colocar-se como agente articulador e promotor de espaços comunicacionais, ou seja, potencializar em sua atuação a Gestão Democrática e, portanto, participativa de toda a comunidade escolar (gestores, professores, pais, discente e equipe técnica – administrativa). Para a obtenção dos dados foram realizadas entrevistas estruturadas com alguns gestores da instituição(Coordenadores de Curso), e percebeu-se que o Coordenador Pedagógico tem desenvolvido sua função de articulador das práticas comunicacionais, no entanto, sua atuação tem sido prejudicada por ter que desenvolver outras atividades, o que se pode conceituar como desvio de função.