Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 284
ENSINO RELIGIOSO OU EDUCAçãO RELIGIOSA? UM OLHAR à LUZ DA HISTóRIA DAS RELIGIõES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, RELIGIÃO, FONAPER Comunicação Oral (CO) GT 34 – EDUCAÇÃO E RELIGIÃO Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

A proposta do seguinte trabalho é problematizar o ensino da(s) religião(ões) à luz da teoria e método da História das religiões, com a perspectiva de levantarmos indagações sobre os (des)caminhos que este ensino religioso tem percorrido nas escolas públicas do país de ensino fundamental e se este mesmo saber tem por base o cientificismo ou a fé do "outro" como centro de suas análises. Para tanto,a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso de 1997 e a trajetória de um dos seus principais agentes gerenciadores, o Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), serão de compreensões e leituras que percorreremos para que consigamos aprofundar este processo de ocupação dos espaços públicos educacionais de grupos religiosos com interesses diversos, e a relação entre História e Religião dentro do âmbito da educação no país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.