O TDAH NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL: UM ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25548 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 3283 "titulo" => "O TDAH NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL: UM ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA" "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDA/H é um transtorno do neurodesenvolvimento que gera no indivíduo falta de atenção, hiperatividade e impulsividade. A presente pesquisa intitulada “o TDAH na perspectiva educacional: um estado da arte da produção acadêmica” teve como objetivo geral analisar as produções científicas brasileiras sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, sob a perspectiva educacional, no período de 2011 a 2015. Os objetivos específicos foram: descrever o percurso histórico dos estudos sobre o TDAH; discutir sobre a concepção educacional do TDAH; e identificar os temas estudados pelos pesquisadores que produziram estudos sobre o TDAH na perspectiva educacional mostrando as perspectivas teóricas metodológicas que fundamentaram estes trabalhos e as contribuições destas pesquisas para a compreensão da educação escolar das crianças com TDAH. O presente estudo trata-se de um estado da arte, em que o estudo bibliográfico ocorreu a partir da consulta de periódicos disponibilizados no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (BTD - CAPES). Para o levantamento da pesquisa foram estabelecidos os seguintes critérios: o título com o termo TDAH, estar vinculado à área educacional e ter sido produzido entre os anos 2011 a 2015. Nota-se através da análise das pesquisas um significativo interesse pelas práticas pedagógicas sobre a aprendizagem escolar das pessoas com este transtorno, apesar de existir um número limitado de estudos com esta temática voltada para o campo educacional. As pesquisas contribuíram efetivamente em relação às propostas interventivas criadas no intuito de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com TDAH no processo de escolarização, visto que este transtorno possui características que afetam o processo educacional. Os estudos também apontaram a necessidade de as pessoas envolvidas com o TDAH busquem conhecer e entender o transtorno, no caso professor é interessante fazer cursos, formações e leituras, além de observar e compreender o caso de cada aluno que possui o transtorno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, ESTADO DA ARTE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA6_ID3283_08092016224714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA ALMEIDA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANA FERREIRA" "autor_email" => "paula_almeida28@hotmail.c" "autor_ies" => "UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25548 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 3283 "titulo" => "O TDAH NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL: UM ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA" "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDA/H é um transtorno do neurodesenvolvimento que gera no indivíduo falta de atenção, hiperatividade e impulsividade. A presente pesquisa intitulada “o TDAH na perspectiva educacional: um estado da arte da produção acadêmica” teve como objetivo geral analisar as produções científicas brasileiras sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, sob a perspectiva educacional, no período de 2011 a 2015. Os objetivos específicos foram: descrever o percurso histórico dos estudos sobre o TDAH; discutir sobre a concepção educacional do TDAH; e identificar os temas estudados pelos pesquisadores que produziram estudos sobre o TDAH na perspectiva educacional mostrando as perspectivas teóricas metodológicas que fundamentaram estes trabalhos e as contribuições destas pesquisas para a compreensão da educação escolar das crianças com TDAH. O presente estudo trata-se de um estado da arte, em que o estudo bibliográfico ocorreu a partir da consulta de periódicos disponibilizados no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (BTD - CAPES). Para o levantamento da pesquisa foram estabelecidos os seguintes critérios: o título com o termo TDAH, estar vinculado à área educacional e ter sido produzido entre os anos 2011 a 2015. Nota-se através da análise das pesquisas um significativo interesse pelas práticas pedagógicas sobre a aprendizagem escolar das pessoas com este transtorno, apesar de existir um número limitado de estudos com esta temática voltada para o campo educacional. As pesquisas contribuíram efetivamente em relação às propostas interventivas criadas no intuito de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com TDAH no processo de escolarização, visto que este transtorno possui características que afetam o processo educacional. Os estudos também apontaram a necessidade de as pessoas envolvidas com o TDAH busquem conhecer e entender o transtorno, no caso professor é interessante fazer cursos, formações e leituras, além de observar e compreender o caso de cada aluno que possui o transtorno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, ESTADO DA ARTE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA6_ID3283_08092016224714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA ALMEIDA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANA FERREIRA" "autor_email" => "paula_almeida28@hotmail.c" "autor_ies" => "UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }