O presente artigo traz ao cerne das discussões o cenário da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional no Instituto Federal do Pará, levando em consideração as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação 2014-2024 assim como a projeção de oferta no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPA para o quadriênio 2014-2018. Para isto, a presente proposta baseou-se numa pesquisa bibliográfica e documental, de método comparativo, os quais foram fundamentais para: a identificação, a análise e a discussão dos dados. Diante dessa realidade, constatou-se que o IFPA iniciou a oferta de cursos EJA/EPT em 2013 e desde então não apresentou avanços significativos, de modo que esse cenário inalterável vem contribuindo para a estagnação das políticas de atendimento à EJA e às desigualdades sociais que se configuram no campo do direito à educação de jovens e adultos na sociedade paraense. Por fim, infere-se neste contexto que a oferta da EJA/EPT no IFPA está muito aquém do alcance das metas estabelecidas no PNE 2014-2024 ratificado no PDI 2014-2018 do IFPA, na medida em que não se identifica a prioridade dessa política, inclusive na ampliação e/ou continuidade da oferta a médio e longo prazos.