Este trabalho é parte da pesquisa em andamento “O PRONATEC na ETDUFPA: continuidade da dualidade na Educação Profissional Brasileira?”, vinculada ao projeto “Práticas Formativas da Juventude Trabalhadora no Ensino Médio Integrado” e efetivado por meio do Observatório da Educação (OBEDUC). Objetiva abordar reflexões sobre a dualidade partindo do cenário da educação brasileira e a situamos no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Nos procedimentos metodológicos adotamos a análise bibliográfica e documental tomando como base Santos (2010), Araujo e Rodrigues (2011), Saviani (1982), Fidalgo (2010) e analisamos os Decretos nº 2.208/97 e nº 5.154/2004, a Lei nº 11.513/2011 e BRASIL (2011). Concluímos que o PRONATEC é uma política de governo a fim de beneficiar a classe trabalhadora, com qualificação profissional, contudo, ofertando cursos de caráter acelerado e em larga escala.