Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

UM OLHAR HUMANO A PARTIR DE TEXTOS LITERÁRIOS

Palavra-chaves: DIREITOS HUMANOS, LITERATURA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13 – EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo versa sobre a possibilidade do estudo dos Direitos Humanos a partir de textos literários. Uma vez que, os dramas humanos vivenciados pelos personagens fictícios nas narrativas literárias não são apenas acontecimentos vivenciados em séculos passados, mas que subsistem atualidade. O trabalho tem como objetivo analisar alguns pontos de intersecção entre os direitos humanos e a literatura, a viabilidade deste estudo se dará com a conexão de ambos apresentando alguns documentos oficiais internacionais e nacionais que contemplam a Educação em Direitos Humanos. Nesta perspectiva, o ensino da literatura oportuniza uma conexão com os Direitos Humanos, haja vista, a performance e o ambiente em que os personagens se encontram nos diversos gêneros textuais. Os fatos ocorridos com os personagens assemelham-se aos acontecimentos reais, quando ocorrem privações humanas significativas e negação dos direitos fundamentais, assim como quando são vítimas de violência que a sociedade busca combater em âmbito real. Destarte, o imaginário é interpretado em comparações a fatos concretos. Desta forma, as experiências dos personagens fazem com que o indivíduo coloque-se no lugar deles e tragam para a realidade que está a sua volta, buscando interpretar esta com um olhar de empatia para com o outro; visto que, a Literatura leva as pessoas a refletirem, a terem consciência, escolhas e responsabilidade. Contudo, deverá haver sempre uma ponderação quando houver comparação nos casos concretos que se assemelham aos textos literários; pois, uma observação cuidadosa evitará equívocos interpretativos. Para fundamentar esta pesquisa, perscrutamos alguns teóricos, como: Cândido (1970), Guido (2004), Tuvilla Rayo (2004), Coutinho (2004) dentre outros.

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