Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ETNOMATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS EM UMA TURMA DE QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ETNOMATEMÁTICA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25285
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 418
    "inscrito_id" => 2889
    "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS EM UMA TURMA DE QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A investigação oriunda do Projeto de Pesquisa intitulado “Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da Educação Matemática no Ensino Fundamental”, está vinculada ao Programa do Observatório da Educação do Centro Universitário UNIVATES. Objetiva-se problematizar e propor estratégias metodológicas, utilizando como foco a Etnomatemática para problematizarmos aspectos relativos as formas de pensar e organizar a matemática no currículo escolar. Em tal projeto, temos como parceiros uma turma de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na região do Vale do Taquari no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia de cunho qualitativo, efetivada por meio de atividades dirigidas, problematização de aspectos relacionados ao município, que demandem pesquisa, gravação em áudio, imagens e diário de campo dos pesquisadores. Como resultados preliminares por meio das práticas investigativas, foi possível constatar que os alunos operam com a cultura matemática local."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID2889_09092016130510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA BRANDT"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA BRANDT"
    "autor_email" => "mariana.brandt@hotmail.co"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25285
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 418
    "inscrito_id" => 2889
    "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS EM UMA TURMA DE QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A investigação oriunda do Projeto de Pesquisa intitulado “Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da Educação Matemática no Ensino Fundamental”, está vinculada ao Programa do Observatório da Educação do Centro Universitário UNIVATES. Objetiva-se problematizar e propor estratégias metodológicas, utilizando como foco a Etnomatemática para problematizarmos aspectos relativos as formas de pensar e organizar a matemática no currículo escolar. Em tal projeto, temos como parceiros uma turma de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na região do Vale do Taquari no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia de cunho qualitativo, efetivada por meio de atividades dirigidas, problematização de aspectos relacionados ao município, que demandem pesquisa, gravação em áudio, imagens e diário de campo dos pesquisadores. Como resultados preliminares por meio das práticas investigativas, foi possível constatar que os alunos operam com a cultura matemática local."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID2889_09092016130510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA BRANDT"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA BRANDT"
    "autor_email" => "mariana.brandt@hotmail.co"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

A investigação oriunda do Projeto de Pesquisa intitulado “Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da Educação Matemática no Ensino Fundamental”, está vinculada ao Programa do Observatório da Educação do Centro Universitário UNIVATES. Objetiva-se problematizar e propor estratégias metodológicas, utilizando como foco a Etnomatemática para problematizarmos aspectos relativos as formas de pensar e organizar a matemática no currículo escolar. Em tal projeto, temos como parceiros uma turma de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na região do Vale do Taquari no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia de cunho qualitativo, efetivada por meio de atividades dirigidas, problematização de aspectos relacionados ao município, que demandem pesquisa, gravação em áudio, imagens e diário de campo dos pesquisadores. Como resultados preliminares por meio das práticas investigativas, foi possível constatar que os alunos operam com a cultura matemática local.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.