Esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência do PIBID como programa de aperfeiçoamento formativo e profissional para o professor de Língua Portuguesa apresentando o perfil dos bolsistas engajados no programa. Como aporte teórico nos respaldamos em Pimenta e Lima (2008); Geraldi (1998); Nóvoa (1954); Tardif (2011); Oliveira (2010); Mendonça e Kleiman (2006) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa. Caracteriza-se como bibliográfica e documental. O corpus se constitui por recortes de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio (PCN+), e na Portaria nº 096 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Concluímos que o PIBID, como programa formativo para a docência, é de primordial importância para a formação da identidade docente, em especial, a do professor de Língua Portuguesa, proporcionando a vivência no ambiente escolar e o aperfeiçoamento da prática de ensino.