O ensino de ciências no Brasil tem sido descontextualizado, mecanizado e pautado na resolução de exercícios que não exigem a compreensão dos conceitos. A escolarização em ciências no nível fundamental é geralmente feita por profissionais não formados nesta área. No melhor cenário, no segundo ciclo eles são formados em Biologia. Embora qualitativas nesta etapa, disciplinas como Física e Química não são adequadamente abordadas. Paralelamente, no Ensino Médio, particularmente em escolas técnicas/tecnológicas, o obstáculo é correlacionar os conteúdos estudados com situações reais e cotidianas. O ensino geralmente fica restrito a situações idealizadas, sem contextualização. Ambicionando contribuir com a mudança deste quadro, propomos uma atividade na qual estudantes do Ensino Médio constroem práticas pedagógicas que venham a auxiliar professores de ciências do nível fundamental. Descrevemos a primeira etapa deste estudo no qual resultados preliminares demonstram que os alunos do Ensino Médio se mostram mais motivados e mais propensos ao entendimento dos conteúdos.