O presente artigo é resultado de experiências proporcionadas por uma pesquisa de campo realizada no período de 05 de outubro a 18 de dezembro de 2015 no Centro de Educação Infantil-CEI Nossa senhora de Nazaré, situada na Avenida Nazaré S/N no município de são Miguel do Guamá- Pará, este relato tem como objetivo principal descrever as atividades lúdicas enquanto importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, especificamente no primeiro ano da educação infantil, na tentativa de analisar as dificuldades encontradas na incorporação dos jogos e brincadeiras na prática docente, bem como entender de que forma o lúdico pode auxiliar no processo de desenvolvimento infantil. Para dar suporte teórico, foram consultados autores tais como: Piaget (1870), Friedmann (1996), Huizinga (1993), entre outros. Quanto à metodologia da pesquisa, foi realizada pesquisa de campo com abordagem qualitativa e foram utilizados como instrumentos para coleta de dados, observação e entrevistas semiestruturadas com a professora responsável pela turma de primeiro ano da educação infantil, com a coordenadora pedagógica da mesma instituição e com a técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). No que tange à sua estrutura, está dividido em dois eixos, o primeiro apresenta um breve aporte literário, incluindo a definição do termo lúdico, bem como suas contribuições para a educação e desenvolvimento infantil. O segundo por sua vez, é resultado dos relatos das vivências proporcionadas pela realização da pesquisa de campo, a qual trata das análises das observações e entrevistas realizadas durante o período da pesquisa, trazendo um pouco da realidade da professora e dos alunos do primeiro ano da educação no CEI nossa senhora de Nazaré, apontando ainda algumas das dificuldades encontradas na incorporação dos jogos e brincadeiras no dia-a-dia em sala de aula. Mediante a presente pesquisa, pode-se afirmar que há inúmeros fatores que dificultam a inserção do lúdico na prática docente, mas por outro lado, percebe-se quão importantes são os jogos e brincadeiras, pois quando utilizados enquanto instrumento facilitador, trazem inúmeros benefícios para quem faz uso, uma vez que o lúdico é capaz de facilitar o convívio em sala de aula, promover estimulo, cooperação, facilitando para a formação de sujeitos autônomos, participativos e aptos para atuar no meio social.