O LÚDICO ENQUANTO IMPORTANTE FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25507 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 426 "inscrito_id" => 2197 "titulo" => "O LÚDICO ENQUANTO IMPORTANTE FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo é resultado de experiências proporcionadas por uma pesquisa de campo realizada no período de 05 de outubro a 18 de dezembro de 2015 no Centro de Educação Infantil-CEI Nossa senhora de Nazaré, situada na Avenida Nazaré S/N no município de são Miguel do Guamá- Pará, este relato tem como objetivo principal descrever as atividades lúdicas enquanto importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, especificamente no primeiro ano da educação infantil, na tentativa de analisar as dificuldades encontradas na incorporação dos jogos e brincadeiras na prática docente, bem como entender de que forma o lúdico pode auxiliar no processo de desenvolvimento infantil. Para dar suporte teórico, foram consultados autores tais como: Piaget (1870), Friedmann (1996), Huizinga (1993), entre outros. Quanto à metodologia da pesquisa, foi realizada pesquisa de campo com abordagem qualitativa e foram utilizados como instrumentos para coleta de dados, observação e entrevistas semiestruturadas com a professora responsável pela turma de primeiro ano da educação infantil, com a coordenadora pedagógica da mesma instituição e com a técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). No que tange à sua estrutura, está dividido em dois eixos, o primeiro apresenta um breve aporte literário, incluindo a definição do termo lúdico, bem como suas contribuições para a educação e desenvolvimento infantil. O segundo por sua vez, é resultado dos relatos das vivências proporcionadas pela realização da pesquisa de campo, a qual trata das análises das observações e entrevistas realizadas durante o período da pesquisa, trazendo um pouco da realidade da professora e dos alunos do primeiro ano da educação no CEI nossa senhora de Nazaré, apontando ainda algumas das dificuldades encontradas na incorporação dos jogos e brincadeiras no dia-a-dia em sala de aula. Mediante a presente pesquisa, pode-se afirmar que há inúmeros fatores que dificultam a inserção do lúdico na prática docente, mas por outro lado, percebe-se quão importantes são os jogos e brincadeiras, pois quando utilizados enquanto instrumento facilitador, trazem inúmeros benefícios para quem faz uso, uma vez que o lúdico é capaz de facilitar o convívio em sala de aula, promover estimulo, cooperação, facilitando para a formação de sujeitos autônomos, participativos e aptos para atuar no meio social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 46 – LUDICIDADE, CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, LUDICIDADE, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA46_ID2197_09092016132205.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCICLEIA RIBEIRO GAMA" "autor_nome_curto" => "CLEIA RIBEIRO" "autor_email" => "clea.ribeiro.gama@bol.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25507 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 426 "inscrito_id" => 2197 "titulo" => "O LÚDICO ENQUANTO IMPORTANTE FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo é resultado de experiências proporcionadas por uma pesquisa de campo realizada no período de 05 de outubro a 18 de dezembro de 2015 no Centro de Educação Infantil-CEI Nossa senhora de Nazaré, situada na Avenida Nazaré S/N no município de são Miguel do Guamá- Pará, este relato tem como objetivo principal descrever as atividades lúdicas enquanto importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, especificamente no primeiro ano da educação infantil, na tentativa de analisar as dificuldades encontradas na incorporação dos jogos e brincadeiras na prática docente, bem como entender de que forma o lúdico pode auxiliar no processo de desenvolvimento infantil. Para dar suporte teórico, foram consultados autores tais como: Piaget (1870), Friedmann (1996), Huizinga (1993), entre outros. Quanto à metodologia da pesquisa, foi realizada pesquisa de campo com abordagem qualitativa e foram utilizados como instrumentos para coleta de dados, observação e entrevistas semiestruturadas com a professora responsável pela turma de primeiro ano da educação infantil, com a coordenadora pedagógica da mesma instituição e com a técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). No que tange à sua estrutura, está dividido em dois eixos, o primeiro apresenta um breve aporte literário, incluindo a definição do termo lúdico, bem como suas contribuições para a educação e desenvolvimento infantil. O segundo por sua vez, é resultado dos relatos das vivências proporcionadas pela realização da pesquisa de campo, a qual trata das análises das observações e entrevistas realizadas durante o período da pesquisa, trazendo um pouco da realidade da professora e dos alunos do primeiro ano da educação no CEI nossa senhora de Nazaré, apontando ainda algumas das dificuldades encontradas na incorporação dos jogos e brincadeiras no dia-a-dia em sala de aula. Mediante a presente pesquisa, pode-se afirmar que há inúmeros fatores que dificultam a inserção do lúdico na prática docente, mas por outro lado, percebe-se quão importantes são os jogos e brincadeiras, pois quando utilizados enquanto instrumento facilitador, trazem inúmeros benefícios para quem faz uso, uma vez que o lúdico é capaz de facilitar o convívio em sala de aula, promover estimulo, cooperação, facilitando para a formação de sujeitos autônomos, participativos e aptos para atuar no meio social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 46 – LUDICIDADE, CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, LUDICIDADE, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA46_ID2197_09092016132205.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCICLEIA RIBEIRO GAMA" "autor_nome_curto" => "CLEIA RIBEIRO" "autor_email" => "clea.ribeiro.gama@bol.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }