A EDUCAÇÃO NO BRASIL E A POLÍTICA PÚBLICA DO PNAIC: EM(FOCO) A FORMAÇÃO DE PROFESSOR
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 24835 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 1024 "inscrito_id" => 4642 "titulo" => "A EDUCAÇÃO NO BRASIL E A POLÍTICA PÚBLICA DO PNAIC: EM(FOCO) A FORMAÇÃO DE PROFESSOR" "resumo" => "Este artigo discute as principais ideias do pensamento educacional brasileiro desde a Colônia até os dias atuais e como a formação de professor foi sendo construída. Toda a periodização foi estudada à luz da hegemonia que, por meio das lutas de classes, aponta claramente para a dualidade do ensino e para o forte empreendimento das camadas das elites objetivando à formação dos seus dirigentes. Todo processo histórico foi apresentado a partir de questões sócio-político-econômico-ideológicas que têm grande influência na educação ofertada a um povo. Tem-se, pois uma reflexão acerca da educação como dualidade da escola que deveria ser laica, gratuita e para todos. Baseamo-nos em TEIXEIRA, NAGLE, LOMBARDI e SAVIANI. Uma possível conclusão é que mudam os períodos históricos, mas os fatos são os mesmos, como aconteceu com a formação do PNAIC que foi atingido diretamente por uma política dominante e pelos problemas de ordem ideológica e econômica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT10 – POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS" "palavra_chave" => "ESCOLA PÚBLICA, DUALIDADE DE ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PNAIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA10_ID4642_30092016121041.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA MARIA DE QUEIROZ BENTO" "autor_nome_curto" => "SUZANA QUEIROZ" "autor_email" => "suzana.queiroz@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24835 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 1024 "inscrito_id" => 4642 "titulo" => "A EDUCAÇÃO NO BRASIL E A POLÍTICA PÚBLICA DO PNAIC: EM(FOCO) A FORMAÇÃO DE PROFESSOR" "resumo" => "Este artigo discute as principais ideias do pensamento educacional brasileiro desde a Colônia até os dias atuais e como a formação de professor foi sendo construída. Toda a periodização foi estudada à luz da hegemonia que, por meio das lutas de classes, aponta claramente para a dualidade do ensino e para o forte empreendimento das camadas das elites objetivando à formação dos seus dirigentes. Todo processo histórico foi apresentado a partir de questões sócio-político-econômico-ideológicas que têm grande influência na educação ofertada a um povo. Tem-se, pois uma reflexão acerca da educação como dualidade da escola que deveria ser laica, gratuita e para todos. Baseamo-nos em TEIXEIRA, NAGLE, LOMBARDI e SAVIANI. Uma possível conclusão é que mudam os períodos históricos, mas os fatos são os mesmos, como aconteceu com a formação do PNAIC que foi atingido diretamente por uma política dominante e pelos problemas de ordem ideológica e econômica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT10 – POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS" "palavra_chave" => "ESCOLA PÚBLICA, DUALIDADE DE ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PNAIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA10_ID4642_30092016121041.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA MARIA DE QUEIROZ BENTO" "autor_nome_curto" => "SUZANA QUEIROZ" "autor_email" => "suzana.queiroz@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }