Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O IMPACTO DO PLANEJAMENTO DE ENSINO CONTEXTUALIZADO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: PLANEJAMENTO DE ENSINO, INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS, INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT 42 - COTIDIANO ESCOLAR E PLANEJAMENTO DE ENSINO
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25502
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 382
    "titulo" => "O IMPACTO DO PLANEJAMENTO DE ENSINO CONTEXTUALIZADO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o impacto do Planejamento de Ensino Contextualizado no processo de ensino aprendizagem do estudante universitário. A interação pedagógica é condição sine qua non para que o estudante universitário se torne um sujeito autoral do seu conhecimento. Ancora-se este estudo por Bruner (2001), Barbosa (2014) para este diálogo. A cultura pedagógica instituída em algumas universidades brasileiras, prevalece no sistema, onde cabe ao estudante aprender e ao professor ensinar. Os resultados deste estudo revelam, que dentro das instituições universitárias, se propaga muito novas práticas pedagógicas interativas, a mediação pedagógica, porém, tudo não passa de discursos, porque suas práticas pedagógicas em nada promovem a interação em sala de aula. Seu planejamento de ensino são os mesmos anos, após anos, não mudam. Consta-se haver professores que promovem interações pedagógicas, constroem seus planejamentos de ensino em conjunto com os estudantes e a cada semestre, esses são atualizados conforme o contexto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 42 - COTIDIANO ESCOLAR E PLANEJAMENTO DE ENSINO"
    "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO DE ENSINO, INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS, INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA42_ID382_31082016124627.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA GOMES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CIDA BARBOSA"
    "autor_email" => "cidaufpe@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25502
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 382
    "titulo" => "O IMPACTO DO PLANEJAMENTO DE ENSINO CONTEXTUALIZADO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o impacto do Planejamento de Ensino Contextualizado no processo de ensino aprendizagem do estudante universitário. A interação pedagógica é condição sine qua non para que o estudante universitário se torne um sujeito autoral do seu conhecimento. Ancora-se este estudo por Bruner (2001), Barbosa (2014) para este diálogo. A cultura pedagógica instituída em algumas universidades brasileiras, prevalece no sistema, onde cabe ao estudante aprender e ao professor ensinar. Os resultados deste estudo revelam, que dentro das instituições universitárias, se propaga muito novas práticas pedagógicas interativas, a mediação pedagógica, porém, tudo não passa de discursos, porque suas práticas pedagógicas em nada promovem a interação em sala de aula. Seu planejamento de ensino são os mesmos anos, após anos, não mudam. Consta-se haver professores que promovem interações pedagógicas, constroem seus planejamentos de ensino em conjunto com os estudantes e a cada semestre, esses são atualizados conforme o contexto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 42 - COTIDIANO ESCOLAR E PLANEJAMENTO DE ENSINO"
    "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO DE ENSINO, INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS, INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA42_ID382_31082016124627.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA GOMES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CIDA BARBOSA"
    "autor_email" => "cidaufpe@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta o impacto do Planejamento de Ensino Contextualizado no processo de ensino aprendizagem do estudante universitário. A interação pedagógica é condição sine qua non para que o estudante universitário se torne um sujeito autoral do seu conhecimento. Ancora-se este estudo por Bruner (2001), Barbosa (2014) para este diálogo. A cultura pedagógica instituída em algumas universidades brasileiras, prevalece no sistema, onde cabe ao estudante aprender e ao professor ensinar. Os resultados deste estudo revelam, que dentro das instituições universitárias, se propaga muito novas práticas pedagógicas interativas, a mediação pedagógica, porém, tudo não passa de discursos, porque suas práticas pedagógicas em nada promovem a interação em sala de aula. Seu planejamento de ensino são os mesmos anos, após anos, não mudam. Consta-se haver professores que promovem interações pedagógicas, constroem seus planejamentos de ensino em conjunto com os estudantes e a cada semestre, esses são atualizados conforme o contexto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.