O presente estudo surgiu de uma exemplificação de um projeto de pesquisa proposto na disciplina de Metodologia da Pesquisa Monográfica do curso de graduação Letras Espanhol e Literatura Hispânica na modalidade à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa, pela necessidade de refletir junto ao professor quanto à importância de sua participação no processo de escolha do livro didático (LD), pois nem sempre o professor sabe ou dispõe de oportunidades para exercitar a prática em analisar o LD que trabalhará por três anos consecutivos com os seus alunos. Tendo-se como objetivo analisar três livros didáticos de Espanhol do 9º ano do Ensino Fundamental, no qual se utiliza como instrumento de avaliação, a presença ou não dos seguintes atributos/critérios: Exemplos e exercícios; Glossário; Leitura complementar; Imagem; Coerência entre as imagens e o texto. Tomando-se como material de pesquisa os livros didáticos de Espanhol distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) dos anos 2012 e 2014, avaliando-os qualitativamente cada atributo constatado. Como referencial para aplicação dos critérios/atributos foi utilizado a Unidade 1 de cada livro, independente do conteúdo abordado, pois cada autor organizou com conteúdos distintos. Conforme a análise verificou-se que os livros abrangem a maioria dos atributos sugeridos para a escolha de um livro didático de Espanhol. Por isso, é necessário que o professor planeje suas aulas com o auxílio de outros livros, além disso, complementar a aula com outros recursos pedagógicos, tais como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).