Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, LÍNGUA ESPANHOLA, ATRIBUTOS/CRITÉRIOS Pôster (PO) GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES
"2016-11-09 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24997
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 3138
    "titulo" => "ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente estudo surgiu de uma exemplificação de um projeto de pesquisa proposto na disciplina de Metodologia da Pesquisa Monográfica do curso de graduação Letras Espanhol e Literatura Hispânica na modalidade à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa, pela necessidade de refletir junto ao professor quanto à importância de sua participação no processo de escolha do livro didático (LD), pois nem sempre o professor sabe ou dispõe de oportunidades para exercitar a prática em analisar o LD que trabalhará por três anos consecutivos com os seus alunos. Tendo-se como objetivo analisar três livros didáticos de Espanhol do 9º ano do Ensino Fundamental, no qual se utiliza como instrumento de avaliação, a presença ou não dos seguintes atributos/critérios: Exemplos e exercícios; Glossário; Leitura complementar; Imagem; Coerência entre as imagens e o texto. Tomando-se como material de pesquisa os livros didáticos de Espanhol distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) dos anos 2012 e 2014, avaliando-os qualitativamente cada atributo constatado. Como referencial para aplicação dos critérios/atributos foi utilizado a Unidade 1 de cada livro, independente do conteúdo abordado, pois cada autor organizou com conteúdos distintos. Conforme a análise verificou-se que os livros abrangem a maioria dos atributos sugeridos para a escolha de um livro didático de Espanhol. Por isso, é necessário que o professor planeje suas aulas com o auxílio de outros livros, além disso, complementar a aula com outros recursos pedagógicos, tais como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, LÍNGUA ESPANHOLA, ATRIBUTOS/CRITÉRIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA8_ID3138_08092016105628.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCILENE OLIVEIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JUCILENE"
    "autor_email" => "jucilene.tutora@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROF. ANTONIO DE PINHO LIMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24997
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 3138
    "titulo" => "ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente estudo surgiu de uma exemplificação de um projeto de pesquisa proposto na disciplina de Metodologia da Pesquisa Monográfica do curso de graduação Letras Espanhol e Literatura Hispânica na modalidade à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa, pela necessidade de refletir junto ao professor quanto à importância de sua participação no processo de escolha do livro didático (LD), pois nem sempre o professor sabe ou dispõe de oportunidades para exercitar a prática em analisar o LD que trabalhará por três anos consecutivos com os seus alunos. Tendo-se como objetivo analisar três livros didáticos de Espanhol do 9º ano do Ensino Fundamental, no qual se utiliza como instrumento de avaliação, a presença ou não dos seguintes atributos/critérios: Exemplos e exercícios; Glossário; Leitura complementar; Imagem; Coerência entre as imagens e o texto. Tomando-se como material de pesquisa os livros didáticos de Espanhol distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) dos anos 2012 e 2014, avaliando-os qualitativamente cada atributo constatado. Como referencial para aplicação dos critérios/atributos foi utilizado a Unidade 1 de cada livro, independente do conteúdo abordado, pois cada autor organizou com conteúdos distintos. Conforme a análise verificou-se que os livros abrangem a maioria dos atributos sugeridos para a escolha de um livro didático de Espanhol. Por isso, é necessário que o professor planeje suas aulas com o auxílio de outros livros, além disso, complementar a aula com outros recursos pedagógicos, tais como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, LÍNGUA ESPANHOLA, ATRIBUTOS/CRITÉRIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA8_ID3138_08092016105628.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCILENE OLIVEIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JUCILENE"
    "autor_email" => "jucilene.tutora@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROF. ANTONIO DE PINHO LIMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O presente estudo surgiu de uma exemplificação de um projeto de pesquisa proposto na disciplina de Metodologia da Pesquisa Monográfica do curso de graduação Letras Espanhol e Literatura Hispânica na modalidade à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa, pela necessidade de refletir junto ao professor quanto à importância de sua participação no processo de escolha do livro didático (LD), pois nem sempre o professor sabe ou dispõe de oportunidades para exercitar a prática em analisar o LD que trabalhará por três anos consecutivos com os seus alunos. Tendo-se como objetivo analisar três livros didáticos de Espanhol do 9º ano do Ensino Fundamental, no qual se utiliza como instrumento de avaliação, a presença ou não dos seguintes atributos/critérios: Exemplos e exercícios; Glossário; Leitura complementar; Imagem; Coerência entre as imagens e o texto. Tomando-se como material de pesquisa os livros didáticos de Espanhol distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) dos anos 2012 e 2014, avaliando-os qualitativamente cada atributo constatado. Como referencial para aplicação dos critérios/atributos foi utilizado a Unidade 1 de cada livro, independente do conteúdo abordado, pois cada autor organizou com conteúdos distintos. Conforme a análise verificou-se que os livros abrangem a maioria dos atributos sugeridos para a escolha de um livro didático de Espanhol. Por isso, é necessário que o professor planeje suas aulas com o auxílio de outros livros, além disso, complementar a aula com outros recursos pedagógicos, tais como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.