O presente artigo foi organizado, a partir da análise dos documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, dos Referenciais Curriculares e das Propostas Curriculares de Matemática do Estado do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, cujo objeto de análise foi o arcabouço documental e que tem como objetivo fazer uma reflexão acerca do currículo desenvolvido nas escolas e também sobre uma proposta indicada pelos documentos: a interdisciplinaridade, que marca uma complexa relação com o currículo. A pesquisa mostra que o currículo escolar do Ensino Fundamental, na maioria das vezes, é abordado de forma isolada, sem conexão com outras áreas do conhecimento, criando, assim, um problema de divisão na construção do conhecimento. Além disso, os documentos em estudo apontam que o currículo desenvolvido, na perspectiva da interdisciplinaridade, deve servir para a construção social e cultural que se produz no espaço escolar e que deve ser válida a todos os tipos de saberes (curriculares, disciplinares e experienciais) e, ainda, que produz mecanismos de inclusão. Portanto, no âmbito de sua constituição (externa ou formal), ele deve contribuir para superar o caráter fragmentário e desigual do conhecimento.