UMA REFLEXÃO SOBRE A VIVÊNCIA EM UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL DURANTE A DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25806 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 276 "inscrito_id" => 1740 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A VIVÊNCIA EM UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL DURANTE A DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA" "resumo" => "Refletir sobre a formação dos professores nos cursos de licenciaturas torna-se necessário uma vez que será a partir dos seus conhecimentos obtidos na academia que os graduandos poderão exercer boas práticas posteriormente. O presente trabalho expõe um relato de experiência vivenciado durante a disciplina Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, na Universidade Estadual do Maranhão ( Campus Paulo VI) , no segundo semestre de 2015, onde durante todo o semestre foi possível discutir sobre a educação inclusiva, visitar Salas de Recursos Multifuncionais, esclarecer todas as dúvidas acerca do Atendimento Educacional Especializado, sobre qual o seu público alvo e qual o profissional que está habilitado para atender nesses espaços. Diante disso, como objetivo geral , procurou-se : refletir sobre a importância de um momento de vivência em ações que apoiam e atendem pessoas com deficiência para a formação do professor durante a Disciplina Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva . Levantou-se como problemática: qual a importância da disciplina Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva para a formação do professor. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, para coleta optou-se pela observação não participante. Contou-se como principais referências o DSM-5 (2014) e Brasil (2008; 2013). Como resultados, foi possível compreender a diferença entre o atendimento realizado nas salas de aula regular em comparação ao atendimento oferecido na educação especial, descobriu-se ainda que na Rede Municipal de São Luís algumas escolas não possuem Salas de Recursos Multifuncionais e que o atendimento oferecido é transferido para a escola mais próxima da residência o aluno , situação que gera uma forte evasão ou desistência por parte da família por conta da distância e apontou-se ainda que independente da falta de materiais existem possibilidades para desenvolver as habilidades acadêmicas dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS" "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA6_ID1740_08092016182324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE KERLY BORGES TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "DAYANE TEIXEIRA" "autor_email" => "dayane_kerly@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25806 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 276 "inscrito_id" => 1740 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A VIVÊNCIA EM UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL DURANTE A DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA" "resumo" => "Refletir sobre a formação dos professores nos cursos de licenciaturas torna-se necessário uma vez que será a partir dos seus conhecimentos obtidos na academia que os graduandos poderão exercer boas práticas posteriormente. O presente trabalho expõe um relato de experiência vivenciado durante a disciplina Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, na Universidade Estadual do Maranhão ( Campus Paulo VI) , no segundo semestre de 2015, onde durante todo o semestre foi possível discutir sobre a educação inclusiva, visitar Salas de Recursos Multifuncionais, esclarecer todas as dúvidas acerca do Atendimento Educacional Especializado, sobre qual o seu público alvo e qual o profissional que está habilitado para atender nesses espaços. Diante disso, como objetivo geral , procurou-se : refletir sobre a importância de um momento de vivência em ações que apoiam e atendem pessoas com deficiência para a formação do professor durante a Disciplina Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva . Levantou-se como problemática: qual a importância da disciplina Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva para a formação do professor. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, para coleta optou-se pela observação não participante. Contou-se como principais referências o DSM-5 (2014) e Brasil (2008; 2013). Como resultados, foi possível compreender a diferença entre o atendimento realizado nas salas de aula regular em comparação ao atendimento oferecido na educação especial, descobriu-se ainda que na Rede Municipal de São Luís algumas escolas não possuem Salas de Recursos Multifuncionais e que o atendimento oferecido é transferido para a escola mais próxima da residência o aluno , situação que gera uma forte evasão ou desistência por parte da família por conta da distância e apontou-se ainda que independente da falta de materiais existem possibilidades para desenvolver as habilidades acadêmicas dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS" "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA6_ID1740_08092016182324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE KERLY BORGES TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "DAYANE TEIXEIRA" "autor_email" => "dayane_kerly@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }