Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O QUE PENSAM E FAZEM OS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO, LUDICIDADE, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Na Educação Infantil a aplicação de metodologias inovadoras deve ser estimulada, valorizando o lúdico como parte da cultura da infância. O contato com a linguagem oral e escrita, bem como o desenvolvimento de ritmo, noções de espaço e coordenação psicomotora são algumas das habilidades que contribuem para o processo de alfabetização e letramento, assim como a promoção da consciência fonológica. Nesse sentido, as reflexões apresentadas nesse texto resultam de pesquisa realizada numa escola da rede municipal da cidade de Parnaíba-PI. Como objetivo, propomos refletir sobre as práticas de alfabetização e letramento na Educação Infantil a fim de entender o papel do lúdico no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética. Os resultados mostraram a criatividade das professoras na inserção do lúdico nesses processos, estimulando principalmente práticas de letramento, além de identificarmos a insatisfação quanto ao investimento do poder público nas condições materiais e desenvolvimento profissional na Educação Infantil.

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