O presente trabalho aborda alguns dos problemas enfrentados pelo Ensino de História do Maranhão quanto à falta de materiais didáticos, já que esses materiais didáticos são necessários para os procedimentos de ensino para que os alunos reflitam os processos históricos e se percebam enquanto sujeitos ativos, capazes de lerem o mundo a sua volta. Apresentaremos uma pequena alusão às problemáticas que o ensino de história enfrenta na educação básica e as dificuldades enfrentadas pelo Ensino de História do Maranhão na sala de aula, pois como quase não existem livros didáticos sobre História do Maranhão para a Educação Básica, os professores encontram dificuldades para ensinarem a história local, o que os obriga a prepararem as suas aulas diretamente das produções acadêmicas disponíveis e conhecidas, e na maioria dos casos o professor reproduz o conteúdo ideológico desses livros sem tecer críticas. Geralmente os livros didáticos trazem em seu conteúdo temas mais gerais, e às vezes de cunho historiográfico conservador, sem trazer à tona temas mais específicos da História Regional. Outro fator que tem diminuído o interesse pela história local foi à adesão das universidades públicas ao Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), que fez com que os alunos dessem pouca atenção à história que contempla os estudos regionais. Consideramos urgente a renovação do ensino de História do Maranhão, a produção de novos materiais didáticos, que contribuam para a formação crítica dos alunos. A falta de materiais didáticos específicos sobre a História do Maranhão gera uma grande lacuna no ensino de história local, contribuindo para um descaso da sociedade com sua própria identidade, um descaso com a reflexão crítica sobre a produção do saber escolar.