Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM O FAZER PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: CRIANÇA, LEITURA, ESCRITA, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O contato das crianças com o uso social da escrita se dar cada vez mais cedo, tendo em vista a sociedade letrada na qual convive-se. Com isso, pergunta-se: como as práticas pedagógicas na Educação Infantil podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita? Partindo dessa problemática temos como objetivo geral, entender como as práticas na educação infantil podem favorecer o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Metodologicamente nos debruçamos em um estudo exploratório e bibliográfico, no qual nos baseamos em alguns documentos legais, bem como, em pesquisas de autores como: Vigotski;Luria;Leontiev (1992), Ferreiro (2011) e teberosky e Colomer (2003). Com a pesquisa foi possível entender que através da organização de um ambiente alfabetizador e um organização currículo pautado em práticas de uso social da leitura e escrita, pelas crianças, podem facilitar a aquisição da linguagem oral e escrita.

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