Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ENSINO DE CIÊNCIAS NO PROCESSO INCLUSIVO DO ALUNO COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA.

Palavra-chaves: AUTISMO, INCLUSÃO, ENSINO, CIÊNCIAS Pôster (PO) GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25475
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1137
    "inscrito_id" => 4456
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NO PROCESSO INCLUSIVO DO ALUNO COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA."
    "resumo" => "O presente artigo faz parte da pesquisa de nosso trabalho de conclusão de curso, que tem como objetivo principal investigar o ensino de ciências no processo inclusivo do aluno com TEA, dentro desse contexto está sendo abordado primeiramente o histórico do processo de inclusão da Educação especial no Brasil, em seguida a inclusão do aluno com TEA na rede regular de ensino, após isso realizamos uma pesquisa de campo em uma escola da rede regular. Utilizamos uma metodologia de pesquisa de campo, com aplicações de questionários semiestruturados, onde se optou por um estudo de caso com abordagem qualitativa, descrita com dados coletados a partir de observações e entrevistas realizadas com professores e o aluno autista. Tal abordagem é importante na obtenção de conhecimento sobre o processo inclusivo do aluno com Autismo, pois se observa uma dificuldade enfrentada por docentes em desenvolver a educação inclusiva do aluno com TEA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS"
    "palavra_chave" => "AUTISMO, INCLUSÃO, ENSINO, CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA6_ID4456_30092016170107.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRA CARVALHO CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA CARDOSO"
    "autor_email" => "alexandracarvalho228@gmai"
    "autor_ies" => "IFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25475
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1137
    "inscrito_id" => 4456
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NO PROCESSO INCLUSIVO DO ALUNO COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA."
    "resumo" => "O presente artigo faz parte da pesquisa de nosso trabalho de conclusão de curso, que tem como objetivo principal investigar o ensino de ciências no processo inclusivo do aluno com TEA, dentro desse contexto está sendo abordado primeiramente o histórico do processo de inclusão da Educação especial no Brasil, em seguida a inclusão do aluno com TEA na rede regular de ensino, após isso realizamos uma pesquisa de campo em uma escola da rede regular. Utilizamos uma metodologia de pesquisa de campo, com aplicações de questionários semiestruturados, onde se optou por um estudo de caso com abordagem qualitativa, descrita com dados coletados a partir de observações e entrevistas realizadas com professores e o aluno autista. Tal abordagem é importante na obtenção de conhecimento sobre o processo inclusivo do aluno com Autismo, pois se observa uma dificuldade enfrentada por docentes em desenvolver a educação inclusiva do aluno com TEA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS"
    "palavra_chave" => "AUTISMO, INCLUSÃO, ENSINO, CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA6_ID4456_30092016170107.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRA CARVALHO CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA CARDOSO"
    "autor_email" => "alexandracarvalho228@gmai"
    "autor_ies" => "IFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo faz parte da pesquisa de nosso trabalho de conclusão de curso, que tem como objetivo principal investigar o ensino de ciências no processo inclusivo do aluno com TEA, dentro desse contexto está sendo abordado primeiramente o histórico do processo de inclusão da Educação especial no Brasil, em seguida a inclusão do aluno com TEA na rede regular de ensino, após isso realizamos uma pesquisa de campo em uma escola da rede regular. Utilizamos uma metodologia de pesquisa de campo, com aplicações de questionários semiestruturados, onde se optou por um estudo de caso com abordagem qualitativa, descrita com dados coletados a partir de observações e entrevistas realizadas com professores e o aluno autista. Tal abordagem é importante na obtenção de conhecimento sobre o processo inclusivo do aluno com Autismo, pois se observa uma dificuldade enfrentada por docentes em desenvolver a educação inclusiva do aluno com TEA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.