A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA PERSPECTIVA FORMATIVA: LIMITES E POSSIBILIDADES¹
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A primeira com origem na escola tradicional, privilegia os resultados em detrimento do processo. A segunda, possibilitando professores e alunos à informações e tomada de decisões no processo, oferecendo as condições necessárias para a reorientação e ressignificação das práticas. O estudo buscou desvelar as metodologias avaliativas no interior de uma escola pública estadual do sudeste paraense através da realização de uma pesquisa que promoveu uma análise qualitativa da realidade. A coleta de dados foi efetuada através de entrevistas semiestruturadas, observação não participante e análise documental e análise dos cadernos dos alunos. A pesquisa consistiu em um de estudo de caso. Participaram do estudo 02 Professoras, 03 Orientadores e 50 alunos da 3ª série e 4º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo.Das conclusões do estudo, destaca-se que nas salas pesquisadas, avalia-se prioritariamente na modalidade classificatória, não tendo como foco central a aprendizagem do aluno, mas a transmissão mecânica dos conhecimentos. Os documentos orientadores a respeito da prática avaliativa utilizados na escola pesquisada se encontram incompletos e, portanto, não oferecem o suporte necessário ao trabalho dos professores; os critérios de avaliação são definidos individualmente pelos próprios docentes, não se observou uma prática institucionalizada, com objetivos e metas claras acerca do processo avaliativo dos alunos. Prova disso é o fato de termos constatado durante o estudo, uma grande quantidade de alunos matriculados no 4º ano sem, sequer, identificar o alfabeto.O estudo permitiu também constatar que falta articulação entre o trabalho desenvolvidos pelas docentes com a atuação dos orientadores, porém, apesar desses obstáculos, foi possível perceber que existem tentativas de melhorias das metodologias adotadas, tanto pelos docentes como pelos técnicos, assim, a ressignificação das práticas encontra-se em processo de construção por parte da equipe pesquisada. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 47 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E INSTITUCIONAL" "palavra_chave" => "PALAVRAS-CHAVE: AVALIAÇÃO. METODOLOGIAS. INTERVENÇ, PALAVRAS-CHAVE: AVALIAÇÃO. METODOLOGIAS. INTERVENÇ, PALAVRAS-CHAVE: AVALIAÇÃO. METODOLOGIAS. INTERVENÇ, PALAVRAS-CHAVE: AVALIAÇÃO. METODOLOGIAS. 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