Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

INCURSÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Palavra-chaves: CIÊNCIAS NATURAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO INICIAL Pôster (PO) GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25377
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 974
    "inscrito_id" => 4683
    "titulo" => "INCURSÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS"
    "resumo" => """
      O ensino de ciências naturais configura-se como fator importante para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa à medida que admite aos sujeitos conhecimentos necessários a compreensão do mundo possibilitando a capacidade de transformação da realidade. Sendo a responsabilidade desse ensino, conferida ao professor, onde este proponha situações interessantes e significativas favorecendo a reelaboração e ampliação dos conhecimentos prévios propondo a articulação entre os conceitos construídos. Cabe ressaltar que este ensino deve estar pautado em uma Aprendizagem Baseada em Problemas para que não se torne desvinculada da realidade dos sujeitos e que valorize a prática/experimentação para instigar a curiosidade do aluno. Para tanto, a formação inicial deve se constituir em um espaço de crítica e reflexão coletiva, em que o professor em formação seja movido a avaliar sua própria prática, considerando a partir disso metas que favoreçam a construção de novas propostas para uma ação educativa e que valorize os conhecimentos dos alunos como importante nesse processo. Assim, este trabalho objetiva analisar como se processa o ensino de ciências naturais a partir de uma aula ministrada por uma discente do curso de Pedagogia da UFPA-Castanhal em seu processo de Formação Inicial. Para a construção deste trabalho realizou-se uma análise da videogravação de uma aula de Ciências Naturais ministrada por uma discente do 4º semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UFPA- Campus Castanhal, cujo tema fora sistema digestório. Os resultados apontam que a aula ministrada, tratou o conteúdo isoladamente, à medida que não levou em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. A discente deveria também ter usado a Aprendizagem Baseada em Problemas, propondo situações para que os alunos a partir destas fossem instigados a compreender o tema mais profundamente e encontrar formas de solucionar as dificuldades através da realidade. Poderia ainda ter proposto atividades práticas, vez que a prática/experimentação deve ser fomentada para instigar a curiosidade dos alunos, bem como promover novas possibilidades de compreensão. Diante do exposto neste trabalho, compreende-se que para ensinar ciências naturais, torna-se fundamental que o professor utilize alternativas metodológicas capazes de contribuir para o aprimoramento do ensino estimulando assim o interesse dos alunos, bem como potencializando o aprendizado.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Ciências Naturais, Ensino de Ciências, Formação Inicial.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS NATURAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA18_ID4683_30092016034156.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA DO SOCORRO LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA LIMA"
    "autor_email" => "relima93@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25377
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 974
    "inscrito_id" => 4683
    "titulo" => "INCURSÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS"
    "resumo" => """
      O ensino de ciências naturais configura-se como fator importante para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa à medida que admite aos sujeitos conhecimentos necessários a compreensão do mundo possibilitando a capacidade de transformação da realidade. Sendo a responsabilidade desse ensino, conferida ao professor, onde este proponha situações interessantes e significativas favorecendo a reelaboração e ampliação dos conhecimentos prévios propondo a articulação entre os conceitos construídos. Cabe ressaltar que este ensino deve estar pautado em uma Aprendizagem Baseada em Problemas para que não se torne desvinculada da realidade dos sujeitos e que valorize a prática/experimentação para instigar a curiosidade do aluno. Para tanto, a formação inicial deve se constituir em um espaço de crítica e reflexão coletiva, em que o professor em formação seja movido a avaliar sua própria prática, considerando a partir disso metas que favoreçam a construção de novas propostas para uma ação educativa e que valorize os conhecimentos dos alunos como importante nesse processo. Assim, este trabalho objetiva analisar como se processa o ensino de ciências naturais a partir de uma aula ministrada por uma discente do curso de Pedagogia da UFPA-Castanhal em seu processo de Formação Inicial. Para a construção deste trabalho realizou-se uma análise da videogravação de uma aula de Ciências Naturais ministrada por uma discente do 4º semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UFPA- Campus Castanhal, cujo tema fora sistema digestório. Os resultados apontam que a aula ministrada, tratou o conteúdo isoladamente, à medida que não levou em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. A discente deveria também ter usado a Aprendizagem Baseada em Problemas, propondo situações para que os alunos a partir destas fossem instigados a compreender o tema mais profundamente e encontrar formas de solucionar as dificuldades através da realidade. Poderia ainda ter proposto atividades práticas, vez que a prática/experimentação deve ser fomentada para instigar a curiosidade dos alunos, bem como promover novas possibilidades de compreensão. Diante do exposto neste trabalho, compreende-se que para ensinar ciências naturais, torna-se fundamental que o professor utilize alternativas metodológicas capazes de contribuir para o aprimoramento do ensino estimulando assim o interesse dos alunos, bem como potencializando o aprendizado.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Ciências Naturais, Ensino de Ciências, Formação Inicial.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS NATURAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA18_ID4683_30092016034156.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA DO SOCORRO LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA LIMA"
    "autor_email" => "relima93@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O ensino de ciências naturais configura-se como fator importante para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa à medida que admite aos sujeitos conhecimentos necessários a compreensão do mundo possibilitando a capacidade de transformação da realidade. Sendo a responsabilidade desse ensino, conferida ao professor, onde este proponha situações interessantes e significativas favorecendo a reelaboração e ampliação dos conhecimentos prévios propondo a articulação entre os conceitos construídos. Cabe ressaltar que este ensino deve estar pautado em uma Aprendizagem Baseada em Problemas para que não se torne desvinculada da realidade dos sujeitos e que valorize a prática/experimentação para instigar a curiosidade do aluno. Para tanto, a formação inicial deve se constituir em um espaço de crítica e reflexão coletiva, em que o professor em formação seja movido a avaliar sua própria prática, considerando a partir disso metas que favoreçam a construção de novas propostas para uma ação educativa e que valorize os conhecimentos dos alunos como importante nesse processo. Assim, este trabalho objetiva analisar como se processa o ensino de ciências naturais a partir de uma aula ministrada por uma discente do curso de Pedagogia da UFPA-Castanhal em seu processo de Formação Inicial. Para a construção deste trabalho realizou-se uma análise da videogravação de uma aula de Ciências Naturais ministrada por uma discente do 4º semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UFPA- Campus Castanhal, cujo tema fora sistema digestório. Os resultados apontam que a aula ministrada, tratou o conteúdo isoladamente, à medida que não levou em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. A discente deveria também ter usado a Aprendizagem Baseada em Problemas, propondo situações para que os alunos a partir destas fossem instigados a compreender o tema mais profundamente e encontrar formas de solucionar as dificuldades através da realidade. Poderia ainda ter proposto atividades práticas, vez que a prática/experimentação deve ser fomentada para instigar a curiosidade dos alunos, bem como promover novas possibilidades de compreensão. Diante do exposto neste trabalho, compreende-se que para ensinar ciências naturais, torna-se fundamental que o professor utilize alternativas metodológicas capazes de contribuir para o aprimoramento do ensino estimulando assim o interesse dos alunos, bem como potencializando o aprendizado. Palavras-chave: Ciências Naturais, Ensino de Ciências, Formação Inicial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.