INCURSÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25377 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 974 "inscrito_id" => 4683 "titulo" => "INCURSÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS" "resumo" => """ O ensino de ciências naturais configura-se como fator importante para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa à medida que admite aos sujeitos conhecimentos necessários a compreensão do mundo possibilitando a capacidade de transformação da realidade. Sendo a responsabilidade desse ensino, conferida ao professor, onde este proponha situações interessantes e significativas favorecendo a reelaboração e ampliação dos conhecimentos prévios propondo a articulação entre os conceitos construídos. Cabe ressaltar que este ensino deve estar pautado em uma Aprendizagem Baseada em Problemas para que não se torne desvinculada da realidade dos sujeitos e que valorize a prática/experimentação para instigar a curiosidade do aluno. Para tanto, a formação inicial deve se constituir em um espaço de crítica e reflexão coletiva, em que o professor em formação seja movido a avaliar sua própria prática, considerando a partir disso metas que favoreçam a construção de novas propostas para uma ação educativa e que valorize os conhecimentos dos alunos como importante nesse processo. Assim, este trabalho objetiva analisar como se processa o ensino de ciências naturais a partir de uma aula ministrada por uma discente do curso de Pedagogia da UFPA-Castanhal em seu processo de Formação Inicial. Para a construção deste trabalho realizou-se uma análise da videogravação de uma aula de Ciências Naturais ministrada por uma discente do 4º semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UFPA- Campus Castanhal, cujo tema fora sistema digestório. Os resultados apontam que a aula ministrada, tratou o conteúdo isoladamente, à medida que não levou em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. A discente deveria também ter usado a Aprendizagem Baseada em Problemas, propondo situações para que os alunos a partir destas fossem instigados a compreender o tema mais profundamente e encontrar formas de solucionar as dificuldades através da realidade. Poderia ainda ter proposto atividades práticas, vez que a prática/experimentação deve ser fomentada para instigar a curiosidade dos alunos, bem como promover novas possibilidades de compreensão. Diante do exposto neste trabalho, compreende-se que para ensinar ciências naturais, torna-se fundamental que o professor utilize alternativas metodológicas capazes de contribuir para o aprimoramento do ensino estimulando assim o interesse dos alunos, bem como potencializando o aprendizado.\r\n \r\n Palavras-chave: Ciências Naturais, Ensino de Ciências, Formação Inicial. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS NATURAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA18_ID4683_30092016034156.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA DO SOCORRO LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA LIMA" "autor_email" => "relima93@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25377 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 974 "inscrito_id" => 4683 "titulo" => "INCURSÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS" "resumo" => """ O ensino de ciências naturais configura-se como fator importante para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa à medida que admite aos sujeitos conhecimentos necessários a compreensão do mundo possibilitando a capacidade de transformação da realidade. Sendo a responsabilidade desse ensino, conferida ao professor, onde este proponha situações interessantes e significativas favorecendo a reelaboração e ampliação dos conhecimentos prévios propondo a articulação entre os conceitos construídos. Cabe ressaltar que este ensino deve estar pautado em uma Aprendizagem Baseada em Problemas para que não se torne desvinculada da realidade dos sujeitos e que valorize a prática/experimentação para instigar a curiosidade do aluno. Para tanto, a formação inicial deve se constituir em um espaço de crítica e reflexão coletiva, em que o professor em formação seja movido a avaliar sua própria prática, considerando a partir disso metas que favoreçam a construção de novas propostas para uma ação educativa e que valorize os conhecimentos dos alunos como importante nesse processo. Assim, este trabalho objetiva analisar como se processa o ensino de ciências naturais a partir de uma aula ministrada por uma discente do curso de Pedagogia da UFPA-Castanhal em seu processo de Formação Inicial. Para a construção deste trabalho realizou-se uma análise da videogravação de uma aula de Ciências Naturais ministrada por uma discente do 4º semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UFPA- Campus Castanhal, cujo tema fora sistema digestório. Os resultados apontam que a aula ministrada, tratou o conteúdo isoladamente, à medida que não levou em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. A discente deveria também ter usado a Aprendizagem Baseada em Problemas, propondo situações para que os alunos a partir destas fossem instigados a compreender o tema mais profundamente e encontrar formas de solucionar as dificuldades através da realidade. Poderia ainda ter proposto atividades práticas, vez que a prática/experimentação deve ser fomentada para instigar a curiosidade dos alunos, bem como promover novas possibilidades de compreensão. Diante do exposto neste trabalho, compreende-se que para ensinar ciências naturais, torna-se fundamental que o professor utilize alternativas metodológicas capazes de contribuir para o aprimoramento do ensino estimulando assim o interesse dos alunos, bem como potencializando o aprendizado.\r\n \r\n Palavras-chave: Ciências Naturais, Ensino de Ciências, Formação Inicial. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS NATURAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA18_ID4683_30092016034156.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA DO SOCORRO LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA LIMA" "autor_email" => "relima93@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }