Maria Edileuza Alencar Silva
Especialista em metodologia do Ensino Superior
Universidade Estadual do Maranhão/UEMA
Este artigo trata do diálogo a respeito da sexualidade entre a escola e a família, o mesmo tem a pretensão de evidenciar o que pensam os alunos, pais e professores e contribuir para que aconteçam mudanças de atitudes no ambiente escolar e acadêmico. Para essas finalidades foram realizadas pesquisa bibliográfica, observação e entrevista semiestruturada, buscando entender qual o motivo de haver ou não diálogo entre a população alvo. A pesquisa foi realizada com base na abordagem e na metodologia qualitativa. A partir das leituras e coleta de dados emergiram três resultados: o da presença do diálogo e sua importância, o da ausência do diálogo e sua necessidade e o motivo da existência e não existência do diálogo, sendo prevalente a ausência do diálogo entre pais e professores e pais e filhos. Implicando na necessidade de buscar alternativas que favoreçam melhor interação entre os sujeitos.
PALAVRAS-CHAVE: Sexualidade. Diálogo. Família. Escola.