A ÁGUA COMO RECURSO NATURAL INDISPENSÁVEL À VIDA ATRAVÉS DO SEU CICLO NA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 24764 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 846 "inscrito_id" => 3230 "titulo" => "A ÁGUA COMO RECURSO NATURAL INDISPENSÁVEL À VIDA ATRAVÉS DO SEU CICLO NA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O Ensino de Ciências é fundamental para o processo educativo e para formação de saber cientifico. Este trabalho é fruto da pesquisa bibliográfica e execução de um projeto lúdico pedagógico, realizado na turma do 5º ano na Escola Estadual, localizada em zona urbana, Belém-PA. Tendo como objetivo apresentar o ciclo da água, para promover o entendimento da importância da água, dando ênfase na preservação e reconhecimento de seus elementos químicos e sua presença na natureza. Como ferramentas metodológica de execução, utilizou-se, um cartaz com o desenho de uma gota d’água, para demonstrar os elementos químicos que a compõe, um painel com imagens em E.V.A, representando o ciclo da água e como recurso lúdico o quebra-cabeça. Com elaboração e execução deste projeto, pode-se perceber que o tema proposto ainda é pouco explorado e conhecido pelos alunos da rede pública de ensino, principalmente para des(re)construir conhecimentos para preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CICLO DA ÁGUA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA18_ID3230_29092016000553.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA SOUZA DO VALE" "autor_nome_curto" => "RAFAELA DO VALE" "autor_email" => "rafaelavale16@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24764 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 846 "inscrito_id" => 3230 "titulo" => "A ÁGUA COMO RECURSO NATURAL INDISPENSÁVEL À VIDA ATRAVÉS DO SEU CICLO NA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O Ensino de Ciências é fundamental para o processo educativo e para formação de saber cientifico. Este trabalho é fruto da pesquisa bibliográfica e execução de um projeto lúdico pedagógico, realizado na turma do 5º ano na Escola Estadual, localizada em zona urbana, Belém-PA. Tendo como objetivo apresentar o ciclo da água, para promover o entendimento da importância da água, dando ênfase na preservação e reconhecimento de seus elementos químicos e sua presença na natureza. Como ferramentas metodológica de execução, utilizou-se, um cartaz com o desenho de uma gota d’água, para demonstrar os elementos químicos que a compõe, um painel com imagens em E.V.A, representando o ciclo da água e como recurso lúdico o quebra-cabeça. Com elaboração e execução deste projeto, pode-se perceber que o tema proposto ainda é pouco explorado e conhecido pelos alunos da rede pública de ensino, principalmente para des(re)construir conhecimentos para preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CICLO DA ÁGUA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA18_ID3230_29092016000553.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA SOUZA DO VALE" "autor_nome_curto" => "RAFAELA DO VALE" "autor_email" => "rafaelavale16@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }