Este trabalho analisa a violência contra estudantes adolescentes homossexuais na escola, entendendo como essa violência pode atrapalhar o desenvolvimento pleno desses sujeitos e mais especificamente, como o processo de ensino aprendizagem pode ser comprometido diante de um quadro de sofrimento, silenciamentos e conflitos. Os principais objetivos deste trabalho foram: entender como a escola colabora com as práticas de violência contra os alunos homossexuais ou que assim sejam denominados pelos colegas, professores e demais atores do ambiente escolar; descrever as principais formas de materialização da violência contra os estudantes; analisar como esses estudantes vítimas das violências entendem a atuação da escola enquanto instituição do estado democrático de direito. O trabalho foi alicerçado por uma pesquisa qualitativa realizada através de uma pesquisa bibliográfica e empírica. Para a realização da parte empírica fomos à escola e entrevistamos estudantes que já tinham sido vítima de violência física ou simbólica em seu trajeto acadêmico. Os dados foram analisados na perspectiva da análise do conteúdo.
Palavras chave: homofobia-homossexualidade-violências-escola