Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A ACESSIBILIDADE COMO GARANTIA CIDADÃ DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE Comunicação Oral (CO) GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25227
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 871
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A ACESSIBILIDADE COMO GARANTIA CIDADÃ DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA."
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo nortear as ações desenvolvidas pelo Núcleo de atendimento à pessoa com Necessidades Especiais do IFMA – Campus Codó, para que as ações que envolvam a inclusão possam alcançar sucesso na prática da formação de alunos inclusos. Para tanto abordamos os direitos adquiridos pelas pessoas com deficiência, de frequentarem os espaços públicos, tais como escolas, teatros, parques, etc., ao longo do tempo, bem como o tema da inclusão e o conceito de acessibilidade. Através dos procedimentos metodológicos, apresentamos os aspectos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, dentre os quais destacamos o uso da pesquisa qualitativa. Analisamos assim a concepção de alunos, professores e do diretor geral do campus Codó acerca das condições de inclusão e acessibilidade na referida instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA6_ID871_01092016145048.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA ALVES DA SILVA CHAVES MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adriana.chaves@ifma.edu.b"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25227
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 871
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A ACESSIBILIDADE COMO GARANTIA CIDADÃ DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA."
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo nortear as ações desenvolvidas pelo Núcleo de atendimento à pessoa com Necessidades Especiais do IFMA – Campus Codó, para que as ações que envolvam a inclusão possam alcançar sucesso na prática da formação de alunos inclusos. Para tanto abordamos os direitos adquiridos pelas pessoas com deficiência, de frequentarem os espaços públicos, tais como escolas, teatros, parques, etc., ao longo do tempo, bem como o tema da inclusão e o conceito de acessibilidade. Através dos procedimentos metodológicos, apresentamos os aspectos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, dentre os quais destacamos o uso da pesquisa qualitativa. Analisamos assim a concepção de alunos, professores e do diretor geral do campus Codó acerca das condições de inclusão e acessibilidade na referida instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA6_ID871_01092016145048.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA ALVES DA SILVA CHAVES MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adriana.chaves@ifma.edu.b"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho tem por objetivo nortear as ações desenvolvidas pelo Núcleo de atendimento à pessoa com Necessidades Especiais do IFMA – Campus Codó, para que as ações que envolvam a inclusão possam alcançar sucesso na prática da formação de alunos inclusos. Para tanto abordamos os direitos adquiridos pelas pessoas com deficiência, de frequentarem os espaços públicos, tais como escolas, teatros, parques, etc., ao longo do tempo, bem como o tema da inclusão e o conceito de acessibilidade. Através dos procedimentos metodológicos, apresentamos os aspectos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, dentre os quais destacamos o uso da pesquisa qualitativa. Analisamos assim a concepção de alunos, professores e do diretor geral do campus Codó acerca das condições de inclusão e acessibilidade na referida instituição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.