Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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GRAMÁTICA, HERMENÊUTICA E ENSINO

Palavra-chaves: NORMATIVIDADE, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO FUNDAMENTAL, GRAMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho discute a gramática a partir de orientações do pensamento filosófico, tendo como escopos os seguintes tópicos: a relação entre sujeito, sociedade e língua; as questões sobre sentido e sobre as relações entre a linguagem e a realidade; a noção de normatividade apresentada por Wittgenstein, com considerações dos pressupostos filosófico-linguísticos de Gadamer e Ricoeur; e a elaboração de proposta para o ensino da normatividade gramatical. Toda essa discussão tem um objetivo pedagógico prático, uma vez que faz parte de uma pesquisa dirigida à criação de material didático, que tem como intento final a elaboração de uma gramática dirigida para o ensino da língua portuguesa – nível fundamental. Serão apresentados tanto os pressupostos teóricos quanto alguns resultados práticos já alcançados. A pesquisa vem sendo desenvolvida na Universidade Federal do Tocantins, fazendo parte da equipe executora professores e alunos do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura.

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