CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DE RAMON LLULL: UMA EDUCAÇÃO PARA A SALVAÇÃO
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25108 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 582 "inscrito_id" => 1754 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DE RAMON LLULL: UMA EDUCAÇÃO PARA A SALVAÇÃO" "resumo" => "A educação é para Ramon Llull, entendida como uma auxiliadora na formação moral do indivíduo. Em sua obra “Doutrina para Crianças”, o filósofo apresenta uma proposta de educação religiosa. Educação e religiosidade como marco na construção das relações humanas. O que isso implica dizer? Implica no comportamento do individuo, pois quem almeja uma vida eterna, precisa passar pelo processo educativo que busca a moral, as virtudes, o bom comportamento. Desse modo, tendo como referência central o escrito Luliano, o presente trabalho tem como objetivo analisar como Llull compreendia a educação e religião, na formação do individuo moralmente, o valor pedagógico religioso, devido o forte pensamento religioso que fez parte da interpretação da época. A obra Doutrina pueril foi escrita por volta de 1274, é considerado como um dos primeiros manuais pedagógicos que visava apresentar as normas importantes de condutas. O filósofo apresenta os principais elementos para uma boa educação destinada à educação de seu filho Domingos. Segundo Llull, a educação é acostumar o outro ao hábito mais próprio à obra natural. Pois assim como a natureza segue seu corpo e não se desvia de sua obra, as crianças, no princípio, se acostumam à boa educação ou à má. Apresenta os principais elementos para uma educação cristã. Mostra como a criança deveria ser preparada para a vida, tentando ensinar como cada indivíduo poderia trilhar um bom caminho, manter uma vida pura, santificada, cristã, distanciando-se sempre dos prazeres mundanos para alcançar o Paraíso. Caso contrário àqueles considerados pecadores iriam para o Inferno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 34 – EDUCAÇÃO E RELIGIÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RAMON LLULL, SALVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA34_ID1754_09092016220917.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATASHA NICKOLLY ALHADEF SAMPAIO MATEUS" "autor_nome_curto" => "NATASHA ALHADEF" "autor_email" => "natasha_alhadef@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25108 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 582 "inscrito_id" => 1754 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DE RAMON LLULL: UMA EDUCAÇÃO PARA A SALVAÇÃO" "resumo" => "A educação é para Ramon Llull, entendida como uma auxiliadora na formação moral do indivíduo. Em sua obra “Doutrina para Crianças”, o filósofo apresenta uma proposta de educação religiosa. Educação e religiosidade como marco na construção das relações humanas. O que isso implica dizer? Implica no comportamento do individuo, pois quem almeja uma vida eterna, precisa passar pelo processo educativo que busca a moral, as virtudes, o bom comportamento. Desse modo, tendo como referência central o escrito Luliano, o presente trabalho tem como objetivo analisar como Llull compreendia a educação e religião, na formação do individuo moralmente, o valor pedagógico religioso, devido o forte pensamento religioso que fez parte da interpretação da época. A obra Doutrina pueril foi escrita por volta de 1274, é considerado como um dos primeiros manuais pedagógicos que visava apresentar as normas importantes de condutas. O filósofo apresenta os principais elementos para uma boa educação destinada à educação de seu filho Domingos. Segundo Llull, a educação é acostumar o outro ao hábito mais próprio à obra natural. Pois assim como a natureza segue seu corpo e não se desvia de sua obra, as crianças, no princípio, se acostumam à boa educação ou à má. Apresenta os principais elementos para uma educação cristã. Mostra como a criança deveria ser preparada para a vida, tentando ensinar como cada indivíduo poderia trilhar um bom caminho, manter uma vida pura, santificada, cristã, distanciando-se sempre dos prazeres mundanos para alcançar o Paraíso. Caso contrário àqueles considerados pecadores iriam para o Inferno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 34 – EDUCAÇÃO E RELIGIÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RAMON LLULL, SALVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA34_ID1754_09092016220917.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATASHA NICKOLLY ALHADEF SAMPAIO MATEUS" "autor_nome_curto" => "NATASHA ALHADEF" "autor_email" => "natasha_alhadef@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }