Introdução. Este trabalho propõe uma pedagogia-metodologia com referências poético-teatrais no processo de ensinar-aprender no ensino superior, tendo a poesia como condutora das percepções sensíveis, a partir da obra de Cora Coralina. Desenvolvimento. Aflorei reflexões acerca do modelo de educação dirigida pela ditadura da razão, ensaiei saídas do universo de insensibilidades para dar sentido a um fazer poético-educador, com reflexões baseadas em observações da desesperança encontrada entre educadores do ensino superior durante oficinas ministradas para este público. Metodologia. Utilizei pesquisa exploratória de cunho hermenêutico-fenomenológico, relacionei a esta jornada interpretativa minha experiência de leitora da obra coraliniana, a pedagogia da esperança freiriana e noções da educação de sensibilidade. Resultados. Aprofundou-se a ressignificação da ensinagem-aprendizagem pautada no diálogo e na reflexão, mediada pela arte. Conclusão. A constante busca de sentidos, e dos sentidos, na perspectiva do ato de educar com amorosidade, para emancipação e valorização da boniteza do Ser.