Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EDUCAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE: POIESES E ESPERANÇA EM CORA CORALINA

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR., EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE., POÉTICA-TEATRAL., CORA CORALINA. Comunicação Oral (CO) GT 25 – ARTE/EDUCAÇÃO (ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO) Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Introdução. Este trabalho propõe uma pedagogia-metodologia com referências poético-teatrais no processo de ensinar-aprender no ensino superior, tendo a poesia como condutora das percepções sensíveis, a partir da obra de Cora Coralina. Desenvolvimento. Aflorei reflexões acerca do modelo de educação dirigida pela ditadura da razão, ensaiei saídas do universo de insensibilidades para dar sentido a um fazer poético-educador, com reflexões baseadas em observações da desesperança encontrada entre educadores do ensino superior durante oficinas ministradas para este público. Metodologia. Utilizei pesquisa exploratória de cunho hermenêutico-fenomenológico, relacionei a esta jornada interpretativa minha experiência de leitora da obra coraliniana, a pedagogia da esperança freiriana e noções da educação de sensibilidade. Resultados. Aprofundou-se a ressignificação da ensinagem-aprendizagem pautada no diálogo e na reflexão, mediada pela arte. Conclusão. A constante busca de sentidos, e dos sentidos, na perspectiva do ato de educar com amorosidade, para emancipação e valorização da boniteza do Ser.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.