Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA VIVENCIADA NA ESCOLA ADVENTISTA EM TUCURUÍ-PA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, PROPOSTA PEDAGÓGICA, LUDICIDADE E APRENDIZADO Pôster (PO) GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25216
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 212
    "inscrito_id" => 1920
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA VIVENCIADA NA ESCOLA ADVENTISTA EM TUCURUÍ-PA"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de um trabalho realizado a partir da disciplina estágio supervisionado na educação infantil, que teve como objeto de estudo a Escola Adventista da Associação Sul do Pará de Tucuruí-Pa. Na intenção de instigar novas discussões em relação ao ensino infantil no que se refere ao cenário local, buscou-se investigar como vem sendo trabalhada a proposta pedagógica da escola nos anos iniciais (jardim I e II), que atende crianças de quatro a cinco anos de idade. Observou-se principalmente como se dar o processo de ensino/aprendizagem e a interação professor/aluno, na tentativa de evidenciar os principais desafios enfrentados pelos professores para promover o ensino e assim pensar um plano de intervenção em conformidade com a filosofia da escola. Desse modo, por meio das brincadeiras é que se buscou alcançar os objetivos acima citados, envolvendo as crianças, avaliando-as de forma continua no decorrer de cada atividade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PROPOSTA PEDAGÓGICA, LUDICIDADE E APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA17_ID1920_07092016185327.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA DA SILVA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA UFPA"
    "autor_email" => "cristinatuc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25216
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 212
    "inscrito_id" => 1920
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA VIVENCIADA NA ESCOLA ADVENTISTA EM TUCURUÍ-PA"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de um trabalho realizado a partir da disciplina estágio supervisionado na educação infantil, que teve como objeto de estudo a Escola Adventista da Associação Sul do Pará de Tucuruí-Pa. Na intenção de instigar novas discussões em relação ao ensino infantil no que se refere ao cenário local, buscou-se investigar como vem sendo trabalhada a proposta pedagógica da escola nos anos iniciais (jardim I e II), que atende crianças de quatro a cinco anos de idade. Observou-se principalmente como se dar o processo de ensino/aprendizagem e a interação professor/aluno, na tentativa de evidenciar os principais desafios enfrentados pelos professores para promover o ensino e assim pensar um plano de intervenção em conformidade com a filosofia da escola. Desse modo, por meio das brincadeiras é que se buscou alcançar os objetivos acima citados, envolvendo as crianças, avaliando-as de forma continua no decorrer de cada atividade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PROPOSTA PEDAGÓGICA, LUDICIDADE E APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA17_ID1920_07092016185327.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA DA SILVA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA UFPA"
    "autor_email" => "cristinatuc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo é resultado de um trabalho realizado a partir da disciplina estágio supervisionado na educação infantil, que teve como objeto de estudo a Escola Adventista da Associação Sul do Pará de Tucuruí-Pa. Na intenção de instigar novas discussões em relação ao ensino infantil no que se refere ao cenário local, buscou-se investigar como vem sendo trabalhada a proposta pedagógica da escola nos anos iniciais (jardim I e II), que atende crianças de quatro a cinco anos de idade. Observou-se principalmente como se dar o processo de ensino/aprendizagem e a interação professor/aluno, na tentativa de evidenciar os principais desafios enfrentados pelos professores para promover o ensino e assim pensar um plano de intervenção em conformidade com a filosofia da escola. Desse modo, por meio das brincadeiras é que se buscou alcançar os objetivos acima citados, envolvendo as crianças, avaliando-as de forma continua no decorrer de cada atividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.