Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS.

Palavra-chaves: CARTOGRAFIA TEMÁTICA., CARTOGRAFIA ESCOLAR., GEOGRAFIA. Pôster (PO) GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA
"2016-11-08 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24789
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 494
    "inscrito_id" => 2931
    "titulo" => "A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS."
    "resumo" => "A pesquisa realizada na turma do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Gomes Leitão na cidade de Marabá-PA, teve como objetivo mostrar a experiência do grupo de graduandos do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. As ações pensadas pelo grupo se dividiram em duas etapas: a primeira focou na apresentação das cinco divisões político-administrativas e de elementos cartográficos essenciais na leitura de mapas temáticos, tais como, título, legenda e orientação a partir do uso de materiais pedagógicos como, mapas, imagens impressas e quebra-cabeças; a segunda focou na aplicação da atividade que objetivou na identificação dos principais elementos cartográficos e espacialização e pintura das regiões pelos alunos. Sabedores da importância da cartografia no ambiente escolar, a temática tem sido aborda com frequência como preocupação do ensino desta ciência e arte (DUARTE, 1991) no Brasil. Essa preocupação recorre às novas formas de ensinar e refletir a cartografia escolar e os conteúdos pertinentes à disciplina de Geografia, principalmente a falta de afinidade que alguns profissionais do ensino têm em relação à cartografia na sala de aula podendo atenuar na má formação de alunos. Dessa forma a ciência cartográfica pode sim ser uma forte aliada na compreensão do mundo, e que a linguagem cartográfica pode evidentemente ser reconhecida como uma linguagem universal (JOLY, 2004)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA TEMÁTICA., CARTOGRAFIA ESCOLAR., GEOGRAFIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA23_ID2931_09092016161541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO EDNAN MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO SILVA"
    "autor_email" => "pedroednan@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - UNIFESSPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24789
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 494
    "inscrito_id" => 2931
    "titulo" => "A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS."
    "resumo" => "A pesquisa realizada na turma do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Gomes Leitão na cidade de Marabá-PA, teve como objetivo mostrar a experiência do grupo de graduandos do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. As ações pensadas pelo grupo se dividiram em duas etapas: a primeira focou na apresentação das cinco divisões político-administrativas e de elementos cartográficos essenciais na leitura de mapas temáticos, tais como, título, legenda e orientação a partir do uso de materiais pedagógicos como, mapas, imagens impressas e quebra-cabeças; a segunda focou na aplicação da atividade que objetivou na identificação dos principais elementos cartográficos e espacialização e pintura das regiões pelos alunos. Sabedores da importância da cartografia no ambiente escolar, a temática tem sido aborda com frequência como preocupação do ensino desta ciência e arte (DUARTE, 1991) no Brasil. Essa preocupação recorre às novas formas de ensinar e refletir a cartografia escolar e os conteúdos pertinentes à disciplina de Geografia, principalmente a falta de afinidade que alguns profissionais do ensino têm em relação à cartografia na sala de aula podendo atenuar na má formação de alunos. Dessa forma a ciência cartográfica pode sim ser uma forte aliada na compreensão do mundo, e que a linguagem cartográfica pode evidentemente ser reconhecida como uma linguagem universal (JOLY, 2004)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA TEMÁTICA., CARTOGRAFIA ESCOLAR., GEOGRAFIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA23_ID2931_09092016161541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO EDNAN MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO SILVA"
    "autor_email" => "pedroednan@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - UNIFESSPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

A pesquisa realizada na turma do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Gomes Leitão na cidade de Marabá-PA, teve como objetivo mostrar a experiência do grupo de graduandos do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. As ações pensadas pelo grupo se dividiram em duas etapas: a primeira focou na apresentação das cinco divisões político-administrativas e de elementos cartográficos essenciais na leitura de mapas temáticos, tais como, título, legenda e orientação a partir do uso de materiais pedagógicos como, mapas, imagens impressas e quebra-cabeças; a segunda focou na aplicação da atividade que objetivou na identificação dos principais elementos cartográficos e espacialização e pintura das regiões pelos alunos. Sabedores da importância da cartografia no ambiente escolar, a temática tem sido aborda com frequência como preocupação do ensino desta ciência e arte (DUARTE, 1991) no Brasil. Essa preocupação recorre às novas formas de ensinar e refletir a cartografia escolar e os conteúdos pertinentes à disciplina de Geografia, principalmente a falta de afinidade que alguns profissionais do ensino têm em relação à cartografia na sala de aula podendo atenuar na má formação de alunos. Dessa forma a ciência cartográfica pode sim ser uma forte aliada na compreensão do mundo, e que a linguagem cartográfica pode evidentemente ser reconhecida como uma linguagem universal (JOLY, 2004).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.