A pesquisa realizada na turma do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Gomes Leitão na cidade de Marabá-PA, teve como objetivo mostrar a experiência do grupo de graduandos do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. As ações pensadas pelo grupo se dividiram em duas etapas: a primeira focou na apresentação das cinco divisões político-administrativas e de elementos cartográficos essenciais na leitura de mapas temáticos, tais como, título, legenda e orientação a partir do uso de materiais pedagógicos como, mapas, imagens impressas e quebra-cabeças; a segunda focou na aplicação da atividade que objetivou na identificação dos principais elementos cartográficos e espacialização e pintura das regiões pelos alunos. Sabedores da importância da cartografia no ambiente escolar, a temática tem sido aborda com frequência como preocupação do ensino desta ciência e arte (DUARTE, 1991) no Brasil. Essa preocupação recorre às novas formas de ensinar e refletir a cartografia escolar e os conteúdos pertinentes à disciplina de Geografia, principalmente a falta de afinidade que alguns profissionais do ensino têm em relação à cartografia na sala de aula podendo atenuar na má formação de alunos. Dessa forma a ciência cartográfica pode sim ser uma forte aliada na compreensão do mundo, e que a linguagem cartográfica pode evidentemente ser reconhecida como uma linguagem universal (JOLY, 2004).