A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS.
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 24789 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 2931 "titulo" => "A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS." "resumo" => "A pesquisa realizada na turma do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Gomes Leitão na cidade de Marabá-PA, teve como objetivo mostrar a experiência do grupo de graduandos do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. As ações pensadas pelo grupo se dividiram em duas etapas: a primeira focou na apresentação das cinco divisões político-administrativas e de elementos cartográficos essenciais na leitura de mapas temáticos, tais como, título, legenda e orientação a partir do uso de materiais pedagógicos como, mapas, imagens impressas e quebra-cabeças; a segunda focou na aplicação da atividade que objetivou na identificação dos principais elementos cartográficos e espacialização e pintura das regiões pelos alunos. Sabedores da importância da cartografia no ambiente escolar, a temática tem sido aborda com frequência como preocupação do ensino desta ciência e arte (DUARTE, 1991) no Brasil. Essa preocupação recorre às novas formas de ensinar e refletir a cartografia escolar e os conteúdos pertinentes à disciplina de Geografia, principalmente a falta de afinidade que alguns profissionais do ensino têm em relação à cartografia na sala de aula podendo atenuar na má formação de alunos. Dessa forma a ciência cartográfica pode sim ser uma forte aliada na compreensão do mundo, e que a linguagem cartográfica pode evidentemente ser reconhecida como uma linguagem universal (JOLY, 2004)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA TEMÁTICA., CARTOGRAFIA ESCOLAR., GEOGRAFIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA23_ID2931_09092016161541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO EDNAN MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO SILVA" "autor_email" => "pedroednan@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - UNIFESSPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24789 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 2931 "titulo" => "A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR: APRENDENDO LER MAPAS." "resumo" => "A pesquisa realizada na turma do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Gomes Leitão na cidade de Marabá-PA, teve como objetivo mostrar a experiência do grupo de graduandos do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. As ações pensadas pelo grupo se dividiram em duas etapas: a primeira focou na apresentação das cinco divisões político-administrativas e de elementos cartográficos essenciais na leitura de mapas temáticos, tais como, título, legenda e orientação a partir do uso de materiais pedagógicos como, mapas, imagens impressas e quebra-cabeças; a segunda focou na aplicação da atividade que objetivou na identificação dos principais elementos cartográficos e espacialização e pintura das regiões pelos alunos. Sabedores da importância da cartografia no ambiente escolar, a temática tem sido aborda com frequência como preocupação do ensino desta ciência e arte (DUARTE, 1991) no Brasil. Essa preocupação recorre às novas formas de ensinar e refletir a cartografia escolar e os conteúdos pertinentes à disciplina de Geografia, principalmente a falta de afinidade que alguns profissionais do ensino têm em relação à cartografia na sala de aula podendo atenuar na má formação de alunos. Dessa forma a ciência cartográfica pode sim ser uma forte aliada na compreensão do mundo, e que a linguagem cartográfica pode evidentemente ser reconhecida como uma linguagem universal (JOLY, 2004)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA TEMÁTICA., CARTOGRAFIA ESCOLAR., GEOGRAFIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA23_ID2931_09092016161541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO EDNAN MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO SILVA" "autor_email" => "pedroednan@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - UNIFESSPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }