Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, SÉRIES INICIAIS Comunicação Oral (CO) GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25116
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 1033
    "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito curricular do curso de Licenciatura Integrada, no Eixo Temático Compreensão E Aplicação Dos Processos De Aprendizagem II. O objetivo pretendido era apresentar a matemática a partir da contação da história para crianças das séries iniciais. Esta pesquisa foi desenvolvida com vinte e quatro alunos do terceiro ano do ensino fundamental em uma Escola Pública Estadual, localizada no bairro Guamá no município de Belém. Utilizamos como ferramentas de pesquisa uma entrevista semiestruturada, uma história criada por nós, embasada na história da matemática sobre relações de troca comerciais, a simulação de uma “mini feira” na sala de aula e por fim, propomos que os alunos construíssem a sua própria história em forma de HQ´s. Tivemos como resultado de pesquisa a produção das histórias em quadrinhos com diálogos construídos pelos alunos, o que nos davam a percepção do entendimento dos mesmos sobre o tema proposto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, SÉRIES INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID1033_31082016154721.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IANA MACHADO LOBATO"
    "autor_nome_curto" => "IANA LOBATO"
    "autor_email" => "ianalobato15@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PÁRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25116
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 1033
    "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito curricular do curso de Licenciatura Integrada, no Eixo Temático Compreensão E Aplicação Dos Processos De Aprendizagem II. O objetivo pretendido era apresentar a matemática a partir da contação da história para crianças das séries iniciais. Esta pesquisa foi desenvolvida com vinte e quatro alunos do terceiro ano do ensino fundamental em uma Escola Pública Estadual, localizada no bairro Guamá no município de Belém. Utilizamos como ferramentas de pesquisa uma entrevista semiestruturada, uma história criada por nós, embasada na história da matemática sobre relações de troca comerciais, a simulação de uma “mini feira” na sala de aula e por fim, propomos que os alunos construíssem a sua própria história em forma de HQ´s. Tivemos como resultado de pesquisa a produção das histórias em quadrinhos com diálogos construídos pelos alunos, o que nos davam a percepção do entendimento dos mesmos sobre o tema proposto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, SÉRIES INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID1033_31082016154721.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IANA MACHADO LOBATO"
    "autor_nome_curto" => "IANA LOBATO"
    "autor_email" => "ianalobato15@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PÁRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito curricular do curso de Licenciatura Integrada, no Eixo Temático Compreensão E Aplicação Dos Processos De Aprendizagem II. O objetivo pretendido era apresentar a matemática a partir da contação da história para crianças das séries iniciais. Esta pesquisa foi desenvolvida com vinte e quatro alunos do terceiro ano do ensino fundamental em uma Escola Pública Estadual, localizada no bairro Guamá no município de Belém. Utilizamos como ferramentas de pesquisa uma entrevista semiestruturada, uma história criada por nós, embasada na história da matemática sobre relações de troca comerciais, a simulação de uma “mini feira” na sala de aula e por fim, propomos que os alunos construíssem a sua própria história em forma de HQ´s. Tivemos como resultado de pesquisa a produção das histórias em quadrinhos com diálogos construídos pelos alunos, o que nos davam a percepção do entendimento dos mesmos sobre o tema proposto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.