, Alexandrevianaverde et al.. Educação democrática e democratização da educação.. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25195>. Acesso em: 23/12/2024 17:44
O presente trabalho busca analisar a democratização da escola pública enquanto processo históricos e social marcado por avanços e retrocessos . A pesquisa e referente ao projeto de pesquisa “Gestão Democrática da Escola Pública: desafios para os conselhos escolares da rede estadual de ensino”, vinculado a linha de pesquisa “Estado e Gestão Educacional” do grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Os procedimentos metodológicos adotados fundamentaram-se em estudos bibliográficos e pesquisa documental, cuja analise está apoiada no materialismo histórico dialético, por entendermos que esse referencial possibilita uma compreensão mais ampla do objeto. Tivemos como resultado da pesquisa uma incompatibilidade entre as principais leis educacionais que se fundamentam nos princípios da democratização da escola pública enquanto instituição de formação cidadã e a realidade das escolas públicas do Estado do Maranhão.