Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DO SUJEITO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO DE SUJEITOS Comunicação Oral (CO) GT 38 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25185
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1216
    "inscrito_id" => 921
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DO SUJEITO"
    "resumo" => "O presente trabalho versa sobre a formação de sujeitos educados ambientalmente a partir da interdisciplinaridade. Objetiva-se compreender os valores ao Meio Ambiente evidenciados em sala de aula para a formação de sujeitos pensantes que analisem criticamente suas próprias ações. Nesta perspectiva questionam-se: como os professores administram a temática Educação Ambiental em seu método pedagógico? Como os alunos reagem ao método de ensino voltado a este tema. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir de análises bibliográficas e entrevista oral a professores da rede pública estadual do Ensino Fundamental II. Como resultado compreende-se a falta de sensibilidade dos sujeitos em formação, a falta de interesse na preservação e conservação do ambiente, desse modo sente-se a necessidade de um projeto mais abrangente que possa envolver todas as disciplinas, e consequentemente a formação de sujeitos. Desse modo, espera-se que o trabalho possa contribuir com as discussões sobre Educação Ambiental nas instituições escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 38 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO DE SUJEITOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA38_ID921_30092016192652.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ASTÂNIA FERREIRA PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "ASTÂNIA PESSOA"
    "autor_email" => "astania.flor@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25185
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1216
    "inscrito_id" => 921
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DO SUJEITO"
    "resumo" => "O presente trabalho versa sobre a formação de sujeitos educados ambientalmente a partir da interdisciplinaridade. Objetiva-se compreender os valores ao Meio Ambiente evidenciados em sala de aula para a formação de sujeitos pensantes que analisem criticamente suas próprias ações. Nesta perspectiva questionam-se: como os professores administram a temática Educação Ambiental em seu método pedagógico? Como os alunos reagem ao método de ensino voltado a este tema. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir de análises bibliográficas e entrevista oral a professores da rede pública estadual do Ensino Fundamental II. Como resultado compreende-se a falta de sensibilidade dos sujeitos em formação, a falta de interesse na preservação e conservação do ambiente, desse modo sente-se a necessidade de um projeto mais abrangente que possa envolver todas as disciplinas, e consequentemente a formação de sujeitos. Desse modo, espera-se que o trabalho possa contribuir com as discussões sobre Educação Ambiental nas instituições escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 38 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO DE SUJEITOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA38_ID921_30092016192652.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ASTÂNIA FERREIRA PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "ASTÂNIA PESSOA"
    "autor_email" => "astania.flor@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho versa sobre a formação de sujeitos educados ambientalmente a partir da interdisciplinaridade. Objetiva-se compreender os valores ao Meio Ambiente evidenciados em sala de aula para a formação de sujeitos pensantes que analisem criticamente suas próprias ações. Nesta perspectiva questionam-se: como os professores administram a temática Educação Ambiental em seu método pedagógico? Como os alunos reagem ao método de ensino voltado a este tema. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir de análises bibliográficas e entrevista oral a professores da rede pública estadual do Ensino Fundamental II. Como resultado compreende-se a falta de sensibilidade dos sujeitos em formação, a falta de interesse na preservação e conservação do ambiente, desse modo sente-se a necessidade de um projeto mais abrangente que possa envolver todas as disciplinas, e consequentemente a formação de sujeitos. Desse modo, espera-se que o trabalho possa contribuir com as discussões sobre Educação Ambiental nas instituições escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.