Os espaços lúdicos oportunizam aos sujeitos soltarem a imaginação ao mesmo tempo em que brincam com temas próprios de sua realidade psíquica. Sendo assim, este estudo tem como objetivo problematizar as contribuições de um espaço lúdico para uma instituição de ensino técnico, coletando junto aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura do IFRS - Campus Bento Gonçalves, as razões pelas quais a institucionalização de uma brinquedoteca poderia interferir na sua formação inicial. Para tanto, utilizou-se como processo metodológico a realização de Grupos de Discussão, os quais foram analisados por meio do método Documentário de Análise. Como referencial bibliográfico, utilizou-se os conceitos de Kishimoto (1994), Maluf (2003) e Huizinga (1996). Enfim, a Brinquedoteca configura-se como um espaço de aprendizagem, aflorando o interesse das/os acadêmicas/os pelo conhecimento científico, permitindo-lhes aliar os conhecimentos teóricos com a prática, incentivando o interesse pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão.