Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM ESTUDO EM UMA TURMA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CESP/UEA.

Palavra-chaves: CONTRIBUIÇÕES., ESTÁGIO., FORMAÇÃO., PEDAGOGO. Comunicação Oral (CO) GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25126
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 339
    "inscrito_id" => 179
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM ESTUDO EM UMA TURMA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CESP/UEA."
    "resumo" => "Neste trabalho estão presentes as contribuições do estágio supervisionado para a formação do pedagogo em um estudo de uma turma do curso de Pedagogia pelo (CESP/UEA). Este texto é oriundo do trabalho de conclusão de curso o qual discuti as implicações do estágio supervisionado na formação do pedagogo. O trabalho é do tipo qualitativo e de natureza fenomenológica, o método usado foi o estudo de caso, para a coleta dos dados foi tomada a técnica da entrevista semi-estruturada, para o suporte teórico e metodológico foram abordados os teóricos Dalla Corte (2010), Pimenta (2011), Pimenta e Lima (2012) e Gil (2010). Assim as contribuições do estágio supervisionado deram-se a partir das perspectivas dos estagiários no desenvolvimento e na formação das práxis docente e ao possibilitar a saída destes da academia para os locais onde estes futuramente atuaram como também na difusão do trabalho em equipe dos mesmos. Esses locais são ricos em conhecimentos que não são encontrados em pensamentos teóricos e estes estagiários encontraram dentro destes, situações e respostas de inquietações pessoais, confrontos teóricos e atividades que somente um professor que já atua na área poderia conhecer e responder. Há uma ruptura de alguns paradigmas que envolvem o momento do estágio no processo de formação dos alunos estagiários foi uma das destacadas contribuições desta ocasião. Ao que tange um dos momentos de instabilidades nesse processo que é o encontro e a inserção do estagiário no campo do estágio que em primeiro momento transcorre acadêmico-teórico e em seguida realidade-prático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "CONTRIBUIÇÕES., ESTÁGIO., FORMAÇÃO., PEDAGOGO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID179_09092016013019.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMULO IGOR DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROMULO FERREIRA"
    "autor_email" => "romuloigor.parintins@outl"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25126
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 339
    "inscrito_id" => 179
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM ESTUDO EM UMA TURMA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CESP/UEA."
    "resumo" => "Neste trabalho estão presentes as contribuições do estágio supervisionado para a formação do pedagogo em um estudo de uma turma do curso de Pedagogia pelo (CESP/UEA). Este texto é oriundo do trabalho de conclusão de curso o qual discuti as implicações do estágio supervisionado na formação do pedagogo. O trabalho é do tipo qualitativo e de natureza fenomenológica, o método usado foi o estudo de caso, para a coleta dos dados foi tomada a técnica da entrevista semi-estruturada, para o suporte teórico e metodológico foram abordados os teóricos Dalla Corte (2010), Pimenta (2011), Pimenta e Lima (2012) e Gil (2010). Assim as contribuições do estágio supervisionado deram-se a partir das perspectivas dos estagiários no desenvolvimento e na formação das práxis docente e ao possibilitar a saída destes da academia para os locais onde estes futuramente atuaram como também na difusão do trabalho em equipe dos mesmos. Esses locais são ricos em conhecimentos que não são encontrados em pensamentos teóricos e estes estagiários encontraram dentro destes, situações e respostas de inquietações pessoais, confrontos teóricos e atividades que somente um professor que já atua na área poderia conhecer e responder. Há uma ruptura de alguns paradigmas que envolvem o momento do estágio no processo de formação dos alunos estagiários foi uma das destacadas contribuições desta ocasião. Ao que tange um dos momentos de instabilidades nesse processo que é o encontro e a inserção do estagiário no campo do estágio que em primeiro momento transcorre acadêmico-teórico e em seguida realidade-prático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "CONTRIBUIÇÕES., ESTÁGIO., FORMAÇÃO., PEDAGOGO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID179_09092016013019.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMULO IGOR DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROMULO FERREIRA"
    "autor_email" => "romuloigor.parintins@outl"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Neste trabalho estão presentes as contribuições do estágio supervisionado para a formação do pedagogo em um estudo de uma turma do curso de Pedagogia pelo (CESP/UEA). Este texto é oriundo do trabalho de conclusão de curso o qual discuti as implicações do estágio supervisionado na formação do pedagogo. O trabalho é do tipo qualitativo e de natureza fenomenológica, o método usado foi o estudo de caso, para a coleta dos dados foi tomada a técnica da entrevista semi-estruturada, para o suporte teórico e metodológico foram abordados os teóricos Dalla Corte (2010), Pimenta (2011), Pimenta e Lima (2012) e Gil (2010). Assim as contribuições do estágio supervisionado deram-se a partir das perspectivas dos estagiários no desenvolvimento e na formação das práxis docente e ao possibilitar a saída destes da academia para os locais onde estes futuramente atuaram como também na difusão do trabalho em equipe dos mesmos. Esses locais são ricos em conhecimentos que não são encontrados em pensamentos teóricos e estes estagiários encontraram dentro destes, situações e respostas de inquietações pessoais, confrontos teóricos e atividades que somente um professor que já atua na área poderia conhecer e responder. Há uma ruptura de alguns paradigmas que envolvem o momento do estágio no processo de formação dos alunos estagiários foi uma das destacadas contribuições desta ocasião. Ao que tange um dos momentos de instabilidades nesse processo que é o encontro e a inserção do estagiário no campo do estágio que em primeiro momento transcorre acadêmico-teórico e em seguida realidade-prático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.