O processo de alfabetizar não é fácil requer além de conhecimento, habilidade e atitude por parte dos professores, principalmente adultos, Paulo Freire (1988), o precursor da alfabetização de jovens e adultos no Brasil, afirmava que o analfabeto adulto, embora sem instrução escolar, possui um valioso legado de experiência e reconhecimento, como participante do mundo do trabalho e da cultura, no entanto, oprimido pelas condições de vida miseráveis, é posto à margem da vida política, sem direito sequer ao voto, o que só lhe foi concedido pela constituição de 1988. Para o autor, todos tinham direito a educação, pois eram pessoas envolvidas na sociedade, e que de alguma forma tinham o conhecimento de mundo, portanto deveriam participar ativamente da mesma, sendo alfabetizadas para assumir o seu papel de cidadão através do voto e a reivindicar seus. direitos, pois a ausência de conhecimento desses indivíduos os levam a uma condição de vida precária. Os processos de alfabetizar e letrar, embora interligados, são específicos. Alfabetizar é ensinar o código alfabético; letrar é familiarizar o aprendiz com diversos usos sociais da leitura e escrita. No entanto, não se trata de primeiro alfabetizar, para depois, ensinar os usos da leitura e escrita. É necessário alfabetizar de uma forma dinâmica que amplie o universo cultural do aluno, por meio de interpretação de textos literários, letras de musicas, discussão de temas da atualidade, execução de filmes e visitas a bibliotecas. A investigação que norteou a pesquisa é: De que maneira ocorre o processo de Alfabetização de Jovens e Adultos?, Assim buscamos resposta para essa indagação através de uma pesquisa que foi realizada em uma Escola publica na cidade de Parnaíba Piauí. O questionário foi utilizado para coletar informações a respeito do profissionalismo e do processo de alfabetização na EJA. Em busca de resultados desejado, elencamos como objetivo Geral: Investigar como ocorre o processo de Alfabetização de Jovens e Adultos em Escolas Públicas Municipal na cidade de Parnaíba. Contudo para atingirmos esse objetivo, foi necessário seguir alguns específicos: Identificar como o professor desenvolve o processo de alfabetização na EJA. Verificar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores no que se refere a alfabetização na EJA, e como o professor contempla a leitura e a escrita em seu planejamento. Com a pesquisa chegamos a conclusão de que o processo de alfabetização de Jovens e Adultos é muito difícil, pois exige a compreensão do professor, para entender as dificuldades do aluno, fazendo uso de muitos recursos, dinamizando suas aulas, para atrair o aluno para a sala de aula, pois uma aula cansativa ou entediante o aluno não permanece em sala de aula, e como foi comentado pelo professor Lápis, ocorre evasão. O ensino da EJA requer bastante atenção e cuidados, exige muito do professor, mas o mesmo não pode exigir muito do aluno, os docentes tem que está bastante preparado para o publico que vai receber, fazer com que exista respeito entre ambos para que a troca de conhecimentos possa acontecer