Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PROJETO LENDO E APRENDENDO: LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LINGUAGEM, LEITURA, EDUCAÇÃO, APRENDIZADO Pôster (PO) GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25670
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 570
    "inscrito_id" => 3114
    "titulo" => "PROJETO LENDO E APRENDENDO: LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo baseia-se em pesquisa de campo descritiva, que envolve atividades sobre a linguagem na educação fundamental. A necessidade de se elaborar este projeto, inclui entre outras razões, motivos de ordem intelectual, institucional, pedagógica, política e social. O trabalho foi fundamentado nas concepções teóricas de Paulo Freire (1996), Jean Piaget (1973) e Luiz Carlos Cagliari (1989). Por meio deste projeto, objetivamos buscar uma alternativa para estimular os alunos do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Assis Ribeiro, no município de Ananindeua, no Estado do Pará. Faz-se oportuno destacar que a escolha da turma deu-se em função das dificuldades apresentadas no que diz respeito á leitura, e também por apresentarem dificuldades de convivência, a partir dos problemas citados, elaboramos atividades que pudessem contribuir para  à prática da leitura com a estimulação da linguagem verbal e não verbal, bem como, procuramos por meio das atividades aplicadas estimular o habito da leitura, priorizamos o trabalho em grupo, para que pudessem interagir e perceberem a importância do bom convívio social. O resultado dessas atividades foi muito satisfatório, pois percebemos o entusiasmo e interação dos alunos para desenvolverem o trabalho, de forma que, todos pudessem participar de maneira conjunta. Além disso, a aplicação do projeto foi muito bem aceita também pela direção da escola, pois tivemos total apoio para que realizássemos o referido projeto de modo autônomo. Diante disso, a elaboração e aplicação do projeto, nos possibilitou grandes experiências, por meio deste estudo, teórico e empírico, observamos que apesar das dificuldades que as escolas públicas enfrentam com a falta de estrutura e até mesmo falta de despreparo de alguns professores, os alunos se mostraram bastante empenhados e esforçados, nos incentivando a prosseguir com este projeto em outras escolas, contribuindo para uma aprendizagem significativa para a sociedade como um todo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM, LEITURA, EDUCAÇÃO, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA24_ID3114_09092016202726.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILLI TRICYA FERREIRA DE LIMA "
    "autor_nome_curto" => "DANILLI LIMA"
    "autor_email" => "danillitricya.lima@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25670
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 570
    "inscrito_id" => 3114
    "titulo" => "PROJETO LENDO E APRENDENDO: LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo baseia-se em pesquisa de campo descritiva, que envolve atividades sobre a linguagem na educação fundamental. A necessidade de se elaborar este projeto, inclui entre outras razões, motivos de ordem intelectual, institucional, pedagógica, política e social. O trabalho foi fundamentado nas concepções teóricas de Paulo Freire (1996), Jean Piaget (1973) e Luiz Carlos Cagliari (1989). Por meio deste projeto, objetivamos buscar uma alternativa para estimular os alunos do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Assis Ribeiro, no município de Ananindeua, no Estado do Pará. Faz-se oportuno destacar que a escolha da turma deu-se em função das dificuldades apresentadas no que diz respeito á leitura, e também por apresentarem dificuldades de convivência, a partir dos problemas citados, elaboramos atividades que pudessem contribuir para  à prática da leitura com a estimulação da linguagem verbal e não verbal, bem como, procuramos por meio das atividades aplicadas estimular o habito da leitura, priorizamos o trabalho em grupo, para que pudessem interagir e perceberem a importância do bom convívio social. O resultado dessas atividades foi muito satisfatório, pois percebemos o entusiasmo e interação dos alunos para desenvolverem o trabalho, de forma que, todos pudessem participar de maneira conjunta. Além disso, a aplicação do projeto foi muito bem aceita também pela direção da escola, pois tivemos total apoio para que realizássemos o referido projeto de modo autônomo. Diante disso, a elaboração e aplicação do projeto, nos possibilitou grandes experiências, por meio deste estudo, teórico e empírico, observamos que apesar das dificuldades que as escolas públicas enfrentam com a falta de estrutura e até mesmo falta de despreparo de alguns professores, os alunos se mostraram bastante empenhados e esforçados, nos incentivando a prosseguir com este projeto em outras escolas, contribuindo para uma aprendizagem significativa para a sociedade como um todo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM, LEITURA, EDUCAÇÃO, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA24_ID3114_09092016202726.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILLI TRICYA FERREIRA DE LIMA "
    "autor_nome_curto" => "DANILLI LIMA"
    "autor_email" => "danillitricya.lima@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo baseia-se em pesquisa de campo descritiva, que envolve atividades sobre a linguagem na educação fundamental. A necessidade de se elaborar este projeto, inclui entre outras razões, motivos de ordem intelectual, institucional, pedagógica, política e social. O trabalho foi fundamentado nas concepções teóricas de Paulo Freire (1996), Jean Piaget (1973) e Luiz Carlos Cagliari (1989). Por meio deste projeto, objetivamos buscar uma alternativa para estimular os alunos do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Assis Ribeiro, no município de Ananindeua, no Estado do Pará. Faz-se oportuno destacar que a escolha da turma deu-se em função das dificuldades apresentadas no que diz respeito á leitura, e também por apresentarem dificuldades de convivência, a partir dos problemas citados, elaboramos atividades que pudessem contribuir para à prática da leitura com a estimulação da linguagem verbal e não verbal, bem como, procuramos por meio das atividades aplicadas estimular o habito da leitura, priorizamos o trabalho em grupo, para que pudessem interagir e perceberem a importância do bom convívio social. O resultado dessas atividades foi muito satisfatório, pois percebemos o entusiasmo e interação dos alunos para desenvolverem o trabalho, de forma que, todos pudessem participar de maneira conjunta. Além disso, a aplicação do projeto foi muito bem aceita também pela direção da escola, pois tivemos total apoio para que realizássemos o referido projeto de modo autônomo. Diante disso, a elaboração e aplicação do projeto, nos possibilitou grandes experiências, por meio deste estudo, teórico e empírico, observamos que apesar das dificuldades que as escolas públicas enfrentam com a falta de estrutura e até mesmo falta de despreparo de alguns professores, os alunos se mostraram bastante empenhados e esforçados, nos incentivando a prosseguir com este projeto em outras escolas, contribuindo para uma aprendizagem significativa para a sociedade como um todo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.