COMO OS PROFESSORES DE QUÍMICA ESTÃO UTILIZANDO O LÚDICO EM SUAS SALAS DE AULA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25095 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 856 "inscrito_id" => 4374 "titulo" => "COMO OS PROFESSORES DE QUÍMICA ESTÃO UTILIZANDO O LÚDICO EM SUAS SALAS DE AULA" "resumo" => "Estudos comprovam que o ensino de Química sempre esteve baseado, na memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, afastando-se totalmente do contexto de vida dos alunos. Dessa forma, ele retarda em vez de aprofundar conhecimentos, pois a mesmice entediante dessa prática provoca desinteresse e indignação nos estudantes, tornando-se mais uma disciplina sem aplicabilidade. A maioria das instituições escolares da cidade de Arari não possui um laboratório de Química, os conteúdos são expostos e os alunos não têm a possibilidade de confirmar na prática o que foi apresentado em aulas teóricas e, acima de tudo, problematizar os resultados, para assim, construir seus próprios conhecimentos. Visitas às escolas da rede Municipal e Estadual permitiram a observação da rotina de educadores de Química. Constatou-se a triste realidade: professores sem formação na área. Tendo consciência da deficiência do ensino dessa disciplina e, conhecendo as riquíssimas possibilidades que o trabalho com jogos lúdicos proporcionam, desenvolveu-se este trabalho, a fim de Incentivar o uso de formas diversificadas e dinâmicas na condução das aulas e de possibilitar aos educadores a chance de despertar o interesse de seus alunos, permitindo o envolvimento integral dos estudantes, tornando assim, possível uma aprendizagem significativa. É comum que professores apresentem dificuldades ao ministrarem a disciplina, logo porque as inovações relacionadas ao trabalho com essa matéria são bem recentes e ainda poucos docentes se disponibilizam a aprimorar seus conhecimentos. Em linhas gerais, a pesquisa foi orientada pela abordagem quantitativa e quanlitativa, aquela através de levantamento de dados, visto que o pesquisador demonstra por intermédio de números as informações, utilizando técnicas estatísticas, a fim de classificá-las e analisá-las, esta pela análise conceitual dos processos execultados e estudados. Entende-se que a partir dos jogos é possível melhorar a compreensão e consequentemente, a aprendizagem de conceitos e fórmulas químicas considerados de difícil entendimento. Enfim, o professor possui em suas mãos um importante recurso didático, que deve ser usado de maneira adequada com objetivos pré-determinados, o que lhe possibilitará tornar suas aulas mais atraentes e dinâmicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES" "palavra_chave" => "QUÍMICA, LÚDICO, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA9_ID4374_29092016101741.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOVERSINA MARTINS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOVERSINA" "autor_email" => "jovemartins@hotmail.com" "autor_ies" => "MONTENEGRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25095 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 856 "inscrito_id" => 4374 "titulo" => "COMO OS PROFESSORES DE QUÍMICA ESTÃO UTILIZANDO O LÚDICO EM SUAS SALAS DE AULA" "resumo" => "Estudos comprovam que o ensino de Química sempre esteve baseado, na memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, afastando-se totalmente do contexto de vida dos alunos. Dessa forma, ele retarda em vez de aprofundar conhecimentos, pois a mesmice entediante dessa prática provoca desinteresse e indignação nos estudantes, tornando-se mais uma disciplina sem aplicabilidade. A maioria das instituições escolares da cidade de Arari não possui um laboratório de Química, os conteúdos são expostos e os alunos não têm a possibilidade de confirmar na prática o que foi apresentado em aulas teóricas e, acima de tudo, problematizar os resultados, para assim, construir seus próprios conhecimentos. Visitas às escolas da rede Municipal e Estadual permitiram a observação da rotina de educadores de Química. Constatou-se a triste realidade: professores sem formação na área. Tendo consciência da deficiência do ensino dessa disciplina e, conhecendo as riquíssimas possibilidades que o trabalho com jogos lúdicos proporcionam, desenvolveu-se este trabalho, a fim de Incentivar o uso de formas diversificadas e dinâmicas na condução das aulas e de possibilitar aos educadores a chance de despertar o interesse de seus alunos, permitindo o envolvimento integral dos estudantes, tornando assim, possível uma aprendizagem significativa. É comum que professores apresentem dificuldades ao ministrarem a disciplina, logo porque as inovações relacionadas ao trabalho com essa matéria são bem recentes e ainda poucos docentes se disponibilizam a aprimorar seus conhecimentos. Em linhas gerais, a pesquisa foi orientada pela abordagem quantitativa e quanlitativa, aquela através de levantamento de dados, visto que o pesquisador demonstra por intermédio de números as informações, utilizando técnicas estatísticas, a fim de classificá-las e analisá-las, esta pela análise conceitual dos processos execultados e estudados. Entende-se que a partir dos jogos é possível melhorar a compreensão e consequentemente, a aprendizagem de conceitos e fórmulas químicas considerados de difícil entendimento. Enfim, o professor possui em suas mãos um importante recurso didático, que deve ser usado de maneira adequada com objetivos pré-determinados, o que lhe possibilitará tornar suas aulas mais atraentes e dinâmicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES" "palavra_chave" => "QUÍMICA, LÚDICO, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA9_ID4374_29092016101741.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOVERSINA MARTINS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOVERSINA" "autor_email" => "jovemartins@hotmail.com" "autor_ies" => "MONTENEGRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }