Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM DE VIGOTSKI

Palavra-chaves: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ESCRITA, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT3 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita, à luz da teoria da aprendizagem de Vigotski. Para tanto, inicialmente se propõe caracterizar as dificuldades de aprendizagem, especificando os principais aspectos da dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita. Em um segundo momento, expõe-se os principais pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural de Vigotski. Por fim, elabora-se reflexões acerca das dificuldades de aprendizagens, pensando a partir desses pressupostos teóricos estratégias possíveis de enfrentamento. Tem como procedimento teórico a revisão bibliográfica com finalidade de produção de conhecimento através de um ensaio teórico. Como principais resultados, tem-se as contribuições, acerca das zonas de desenvolvimento, no que diz respeito ao Vigotski. Pois a teoria da aprendizagem de Vigotski, fundamenta-se na concepção de sujeito e desenvolvimento, assim produz substratos para se pensar práticas pedagógicas com alunos com dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita.

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