A leitura e a escrita na escola têm sido essencialmente um objeto de ensino e para constituir, além disso, um objeto de aprendizagem é imperativo que faça sentido para o discente. Atividades lúdicas como jogos, brincadeiras e brinquedos apresentam-se como meios e/ou recursos para construir significação enquanto lê e escreve. Objetivou-se analisar o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no ensino fundamental através das atividades lúdicas. Pesquisa qualitativa/quantitativa/dialógica na investigação do processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no ensino fundamental. Os resultados obtidos demonstram como os profissionais questionados encontram-se na busca de alternativas adequadas para propiciar uma boa aprendizagem, utilizando atividades lúdicas como um meio facilitador no processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita através das atividades lúdicas. Percebeu-se que os jogos e as gravuras constituem-se em excelentes atividades para estimular a aprendizagem do aluno, cabendo aos professores buscarem fundamentação teórica para melhorarem sua ação pedagógica.