As dificuldades da aprendizagem na visão dos alunos, quanto aos fatores que interferem, foi uma pesquisa com estudo de abordagem qualitativa, que teve como objetivos analisar os fatores que interferem na aprendizagem na visão do aluno; identificar os fatores dificulta a sua aprendizagem e descrever o papel que a escola representa para o aluno. Foi realizada em abril em uma escola municipal de Imperatriz-MA, com 10 alunos do 4º ano que apresentavam dificuldades de aprendizagem, sendo 7 meninos e 3 meninas com idades de 9 a 11 anos. Os resultados indicaram que metade da turma referiu ter dificuldade de aprendizagem e os fatores destacados foram não gostar e não prestar atenção; o acompanhamento das tarefas é principalmente feito pela mãe, a escola é vista como lugar que ensina ler, escrever e fazer tarefas, e que a configuração familiar estar dentro dos moldes atuais. Concluiu-se que na visão dos alunos há dificuldades de aprendizagem e os fatores que contribuem são não gostar de estudar e não prestar atenção e que a escola é vista, sobretudo como local para aprender ler, escrever e fazer tarefas. Recomenda-se que outros estudos, sejam feitos e possam complementar a visão obtida neste estudo e contribuir para as políticas públicas.