Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DADOS DE UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25473
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 258
    "inscrito_id" => 1819
    "titulo" => "O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DADOS DE UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE"
    "resumo" => "RESUMO: Este trabalho propõe partilhar experiências que resultaram de uma observação realizada em uma sala de aula da alfabetização numa escola da rede estadual, situada no município de Francisco Dantas, interior do Rio Grande do Norte, durante o 2º Período do Curso de Pedagogia/FACEP. O estudo tem como objetivo descrever as práticas de ensino da leitura e da escrita observadas numa turma de alfabetização do 3º ano, com um olhar voltado paras as práticas de letramento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada nas técnicas da observação participante, aplicação de questionário e registros do diário de campo. Os resultados mostram que a professora alfabetizadora esforçar-se para alfabetizar crianças dentro de um contexto social de leitura e escrita, por compreender os processos de alfabetização e letramento como práticas inseparáveis que possibilitam suprir as dificuldades de leitura e escrita das crianças numa sociedade letrada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA24_ID1819_08092016160103.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO FÁBIO MONTE"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO MONTE"
    "autor_email" => "fabinho.monte1@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR - FACEP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25473
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 258
    "inscrito_id" => 1819
    "titulo" => "O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DADOS DE UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE"
    "resumo" => "RESUMO: Este trabalho propõe partilhar experiências que resultaram de uma observação realizada em uma sala de aula da alfabetização numa escola da rede estadual, situada no município de Francisco Dantas, interior do Rio Grande do Norte, durante o 2º Período do Curso de Pedagogia/FACEP. O estudo tem como objetivo descrever as práticas de ensino da leitura e da escrita observadas numa turma de alfabetização do 3º ano, com um olhar voltado paras as práticas de letramento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada nas técnicas da observação participante, aplicação de questionário e registros do diário de campo. Os resultados mostram que a professora alfabetizadora esforçar-se para alfabetizar crianças dentro de um contexto social de leitura e escrita, por compreender os processos de alfabetização e letramento como práticas inseparáveis que possibilitam suprir as dificuldades de leitura e escrita das crianças numa sociedade letrada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA24_ID1819_08092016160103.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO FÁBIO MONTE"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO MONTE"
    "autor_email" => "fabinho.monte1@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR - FACEP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO: Este trabalho propõe partilhar experiências que resultaram de uma observação realizada em uma sala de aula da alfabetização numa escola da rede estadual, situada no município de Francisco Dantas, interior do Rio Grande do Norte, durante o 2º Período do Curso de Pedagogia/FACEP. O estudo tem como objetivo descrever as práticas de ensino da leitura e da escrita observadas numa turma de alfabetização do 3º ano, com um olhar voltado paras as práticas de letramento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada nas técnicas da observação participante, aplicação de questionário e registros do diário de campo. Os resultados mostram que a professora alfabetizadora esforçar-se para alfabetizar crianças dentro de um contexto social de leitura e escrita, por compreender os processos de alfabetização e letramento como práticas inseparáveis que possibilitam suprir as dificuldades de leitura e escrita das crianças numa sociedade letrada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.