Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID

Palavra-chaves: ENSINO., QUÍMICA., EXPERIMENTAÇÃO. Pôster (PO) GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24945
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1104
    "inscrito_id" => 3748
    "titulo" => "A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID"
    "resumo" => "Ressaltamos as dificuldades dos estudantes em compreender os conhecimentos abstratos e teóricos desenvolvidos em sala de aula, pois não conseguem associá-los em situações do seu cotidiano. Diante disso, fica evidente a necessidade de reformulação do ensino de Química nas escolas, visto que as atividades experimentais são capazes de proporcionar um melhor nível de conhecimento ao aluno. Posto isso, este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma atividade experimental desenvolvida pelos bolsistas do PIBID/UFMA/Ciências Naturais. A atividade foi desenvolvida na turma do 9º ano da Escola Municipal Raimundo Nonato Borgea Ribeiro na cidade de Grajaú/MA. A prática da experimentação, desenvolvida pelos estudantes, permitiu melhor esclarecimento sobre as dúvidas e questionamentos do conteúdo Transformações Químicas, ministrado anteriormente. Assim, a utilização da experimentação como um meio que favorece a compreensão dos conceitos, é uma maneira de incentivar o estudante a integrar-se no processo de construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS"
    "palavra_chave" => "ENSINO., QUÍMICA., EXPERIMENTAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA18_ID3748_30092016154920.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAGILA ALVES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "NAGILA ALMEIDA"
    "autor_email" => "nagilaalmeida6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24945
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1104
    "inscrito_id" => 3748
    "titulo" => "A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID"
    "resumo" => "Ressaltamos as dificuldades dos estudantes em compreender os conhecimentos abstratos e teóricos desenvolvidos em sala de aula, pois não conseguem associá-los em situações do seu cotidiano. Diante disso, fica evidente a necessidade de reformulação do ensino de Química nas escolas, visto que as atividades experimentais são capazes de proporcionar um melhor nível de conhecimento ao aluno. Posto isso, este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma atividade experimental desenvolvida pelos bolsistas do PIBID/UFMA/Ciências Naturais. A atividade foi desenvolvida na turma do 9º ano da Escola Municipal Raimundo Nonato Borgea Ribeiro na cidade de Grajaú/MA. A prática da experimentação, desenvolvida pelos estudantes, permitiu melhor esclarecimento sobre as dúvidas e questionamentos do conteúdo Transformações Químicas, ministrado anteriormente. Assim, a utilização da experimentação como um meio que favorece a compreensão dos conceitos, é uma maneira de incentivar o estudante a integrar-se no processo de construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS"
    "palavra_chave" => "ENSINO., QUÍMICA., EXPERIMENTAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA18_ID3748_30092016154920.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAGILA ALVES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "NAGILA ALMEIDA"
    "autor_email" => "nagilaalmeida6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Ressaltamos as dificuldades dos estudantes em compreender os conhecimentos abstratos e teóricos desenvolvidos em sala de aula, pois não conseguem associá-los em situações do seu cotidiano. Diante disso, fica evidente a necessidade de reformulação do ensino de Química nas escolas, visto que as atividades experimentais são capazes de proporcionar um melhor nível de conhecimento ao aluno. Posto isso, este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma atividade experimental desenvolvida pelos bolsistas do PIBID/UFMA/Ciências Naturais. A atividade foi desenvolvida na turma do 9º ano da Escola Municipal Raimundo Nonato Borgea Ribeiro na cidade de Grajaú/MA. A prática da experimentação, desenvolvida pelos estudantes, permitiu melhor esclarecimento sobre as dúvidas e questionamentos do conteúdo Transformações Químicas, ministrado anteriormente. Assim, a utilização da experimentação como um meio que favorece a compreensão dos conceitos, é uma maneira de incentivar o estudante a integrar-se no processo de construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.