Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise de como aconteceu à oferta de cursos de formação inicial continuada (FIC’S) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), coordenado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) na Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Os participantes são alunos do Ensino Médio da rede pública do Pará e de trabalhadores que são beneficiários do seguro desemprego encaminhados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e recebem uma bolsa-formação para realizarem o curso. Os dados foram coletados foram em documentos oficiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação; O Plano Nacional de Educação; Informações do site oficial do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec; a Lei nº 12.513/2011 e o Projeto Político Pedagógico dos Cursos (PPC’S). Aqui, em especial, faremos uma análise deste programa por meio de uma experiência na coordenação de cursos. As reflexões sobre a implementação e execução dos cursos FIC’S partem das análises dos documentos oficiais do Pronatec/ETDUFPA e de uma breve experiência de 1(um) ano e 6 (seis) meses na Supervisão de Cursos do Pronatec, na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará.